Festival do Vinho do Douro Superior recebeu recorde de visitantes

‘Concurso de Vinhos do Douro Superior 2018’ foi o mais disputado, com 184 néctares em prova.

vinhos

A 7.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS) decorreu de 25 a 27 de maio, na ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa, tendo sido inaugurado com a presença de Carlos Daniel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, e de outras individualidades.

Visitaram o certame mais de 9000 visitantes.

Um dos pontos altos do FVDS foi o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’.

Também aqui foi superado, mais uma vez, o recorde: o número de referências vínicas inscritas este ano ascenderam às 184, o equivalente a um acréscimo de 20% em relação a 2017 (foram 153), entre 55 brancos, 113 tintos e 16 vinhos do Porto dos 80 produtores que marcaram presença no recinto da feira.

Os 29 elementos do júri – jornalistas, responsáveis de compras de garrafeiras, sommeliers e bloggers especializados – provaram “às cegas” o total de vinhos acima referido.

‘Duas Quintas Reserva branco 2016’ (Adriano Ramos Pinto), ‘ZOM Touriga Nacional Grande Reserva tinto 2011’, (Barão de Vilar), e ‘Duorum Porto Vintage 2011’ (Duorum Vinhos) são os grandes vencedores do ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior 2018’.

Além das três distinções na categoria de ‘Melhor Vinho’, foram entregues 22 ‘Medalhas de Ouro’ (6 para brancos, 12 para tintos e 4 para vinho do Porto) e 41 ‘Medalhas de Prata' (12 para brancos, 25 para tintos e 4 para vinho do Porto). A soma totaliza 66 vencedores (mais 15 do que no ano passado).

O Colóquio reuniu dezenas de personalidades que, sob o tema “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro”, contou com intervenções vincadas de algumas das personalidades mais relevantes do Douro e que juntos contribuíram para abrir uma reflexão alargada sobre o futuro e as potencialidades da região.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip