Fenareg alerta: a seca é alarmante em várias zonas regadas

A Fenareg indica, em comunicado, que o IPMA regista que mais de 70% do território está em seca moderada.

fenareg

«Muitos agricultores ficarão em breve sem água e em alguns casos só dispõem de recursos até agosto, pelo que as consequências podem ser muito graves», alerta a Fenareg - Federação Nacional de Regantes.

Nos regadios privados «a maioria das situações não estão inventariadas, devendo ser realizado o levantamento exaustivo pelas Direções Regionais de Agricultura», apela.

Já o armazenamento de água nos regadios coletivos, em que a situação é menos dramática devido à capacidade interanual, «registam-se alguns níveis críticos, sobretudo na bacia hidrográfica do Sado. Na bacia do Tejo, áreas concretas vão ter problemas em breve se não for implementado um regime regular de caudais».

«A grave situação de escassez é patente pela criação da Comissão Permanente da Seca e pelas sucessivas reuniões da Comissão de Gestão de Albufeiras que, a 5 de julho, reúne novamente em plenário. No entanto as subcomissões de gestão de albufeiras não foram convocadas, apesar de estar previsto reunirem em março», informa a Fenareg.

A Fenareg e as Associações de Regantes disponibilizam-se inteiramente para colaborar e alertam para a urgência de serem chamadas a participar as entidades responsáveis pela gestão das albufeiras dos aproveitamentos hidroagrícolas.

Contudo, as Associações de Regantes «ainda não foram contactadas nem lhes foi transmitida qualquer informação sobre as medidas tomadas pela Comissão de Albufeiras, a 23 de maio».

Recorde-se que a Fenareg reúne 90% do regadio organizado nacional, através das 28 Associações de Regantes que são responsáveis pela gestão da água para abastecimento às explorações agrícolas em mais de 135 mil hectares de regadio e que reúnem mais de 25 mil agricultores regantes.

A legislação que deu origem à Comissão de Albufeiras «está desatualizada e importa colmatar este erro, chamando as organizações do regadio, responsáveis pela gestão de 60% da água utilizada em Portugal», alerta. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip