Feira Internacional de Maquinaria Agrícola terá lugar de 8 a 12 de fevereiro de 2022

  • 03 dezembro 2021, sexta-feira
  • Eventos

O tema central desta edição é a gestão de talentos e a inspiração das mulheres, sem deixar de lado a agricultura 4.0 e a importância da sustentabilidade no mundo agrícola. 

A 23 de novembro, teve lugar a reunião do comité organizador, antes da inauguração do evento no próximo mês de fevereiro de 2022. Esta foi a primeira reunião em formato presencial desde a última edição em 2020, tendo as três anteriores sido em formato online. O diretor geral do Centro de Exposições de Saragoça, Rogelio Cuairán, destacou o empenho dos membros do comité organizador e o bom trabalho realizado desde a última edição, em fevereiro de 2020, onde teve lugar a última grande feira do setor agrícola no sul da Europa.

A Feira pretende acrescentar valor, e segundo Cuairán, o Centro de Exposições de Saragoça deseja destacar o profissionalismo dos visitantes e das empresas expositoras, como tem sido patente desde o verão passado nos três eventos profissionais realizados - FIGAN, SMAGUA e SMOPYC.

No seu discurso, o diretor-geral da feira, indicou que o bom progresso comercial da FIMA e a boa receção dos eventos que tinham sido realizados na Feira de Zaragoza e no Palácio de Congressos já antevê que a quadragésima segunda edição da FIMA será um sucesso e um ponto de encontro para o setor primário.

José Ignacio Vega, presidente do comité organizador, mostra-se, assim, satisfeito e agradecido com o comprometimento de todos os membros do comité, tendo os objetivos propostos sido alcançados bem como as ideias de trabalho já em marcha.

Vega refere que a equipa de trabalho da FIMA e o comité organizador souberam interpretar um dos pilares desta edição, como é a gestão de talentos e o tema das mulheres inspiradoras, e que o setor e o público pode comprovar nos próximos dois meses nos canais de comunicação do certame.

Desde setembro, as expectativas foram ultrapassadas pela realidade, sendo que temos cada vez mais um visitante de altíssima qualidade, nas palavras de Alberto López, diretor desenvolvimento na Feira de Saragoça.

Em relação à FIMA, López lembra que ainda há dois meses de trabalho pela frente, em que a contratação de espaços continua a aumentar de semana para semana e está ainda em curso o desenvolvimento dos eixos estratégicos da FIMA.

Javier Camo, diretor da FIMA, deu nota dos dados que já é possível antecipar para a edição de 2022, com uma taxa de ocupação de 85% em comparação com a última edição e mais de 1300 empresas expositoras. Indicou também que há 99 novas empresas que não tinham estado presentes na 41.ª edição.

A próxima edição da Feira Internacional de Maquinaria Agrícola apresentará várias novidades, entre as quais Camo destaca a presença daquilo a que chama um visitante 100% online. Por várias razões, a primeira para tornar o evento mais sustentável, a segunda para facilitar uma maior rastreabilidade dos visitantes, e como terceira razão, para promover a interação entre o expositor e o visitante da nova secção de contactos da APP FIMA.

Alberto López indicou que embora haja mais novidades a serem descobertas e anunciadas, os expositores poderão ter “pontos de informação digital” nos seus stands para fornecer conteúdo e informação sobre os produtos expostos no evento em formato digital, de modo a que os visitantes possam aceder à informação sobre cada expositor nos seus dispositivos móveis.

No que respeita à promoção da Feira, Javier Camo disse que a mesma se fará em certames nacionais e internacionais, e salientou a importância de trabalhar em todas as frentes, desde a parte local, nacional (a 14 de dezembro haverá uma apresentação em Badajoz) e internacionalmente. Neste último ponto, Camo realçou o esforço que já estava a ser feito pela FIMA em atrair compradores internacionais nos mercados mais próximos da Peninsula Ibérica, agradecendo a colaboraçãpo da ANSEMAT e AGRAGEX nesta edição que é tão importante para todos.

Novidades técnicas

Relativamente às novidades técnicas e atividades paralelas, foram apresentadas as conclusões do grupo de trabalho e foi informado que a gala de entrega de prémios terá lugar no dia 9 de fevereiro, segundo dia da feira, no Palácio de Congressos, tal como na edição anterior.

Pilar Martín, Diretora de Recursos Humanos no centro de exposições, deu conta das ações realizadas sobre a gestão de talentos e mulheres inspiradoras, apresentando aos membros da comissão o dossier recebido pelo Ministério e o Governo de Aragão, instituições que demonstraram o seu total apoio à ação, bem como as entrevistas em vídeo que foram realizadas com mais de uma dúzia de mulheres relevantes com perfis diferentes. Martín indicou que os resultados destas entrevistas serão segmentados por conteúdo e serão dados a conhecer ao público nos próximos meses.

Em relação à comunicação e promoção do evento, o responsável de marketing e comunicação, Carlos Revilla, deu nota de todas as ações realizadas até à data na FIMA, além de informar que a partir deste momento a campanha de visitantes, baseada numa ampla e intensa rede de ações multicanal, dá o pontapé de saída, com o objetivo de chegar aos profissionais de uma forma mais direta.

Saiba mais aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip