Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo manifesta-se contra extinção das Direções Regionais de Agricultura

Num comunicado, enviado ontem, dia 21 de novembro, o presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo afirma que o Governo desvaloriza a agricultura, pode ainda ler-se:

"Decidiu recentemente o Conselho de Ministros aprovar a extinção das Direções Regionais de Agricultura, dando seguimento à proposta do Conselho de Concertação Territorial.

Na sequência das posições já tomadas pela Confederação dos Agricultores de Portugal e outras associações do setor, também a FAABA – Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo - vem manifestar-se contra a extinção das Direções Regionais de Agricultura e a sua integração nas CCDR’s.

Trata-se de uma decisão já assumida pelo Governo que não trará qualquer vantagem para o setor agrícola. É também reveladora da falta de peso político da atual Ministra da Agricultura e do desinteresse do Governo por um setor tão importante para a nossa região e para o país, enquanto garante de soberania alimentar e ocupação do espaço rural.

Aliás, o Ministério da Agricultura nem sequer integra o Conselho de Concertação Territorial, o que já não nos surpreende, se tivermos em conta o esvaziamento de funções e a indiferença a que repetidamente temos assistido por parte da sua tutela.

É uma decisão tomada sem o conhecimento ou discussão com os agricultores e suas organizações, que, ao contrário do que é propagandeado pelo Governo no âmbito da descentralização, trará ainda mais falta de apoio e menor proximidade para com os agentes do território."

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip