FAO: índice de preços alcança nível mais baixo dos últimos cinco anos

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) reduz-se 1,2% em abril relativamente a março, situando-se em 171 pontos, o seu nível mais baixo desde junho de 2010 e 19,2% menos relativamente a um ano atrás.

A maior queda produziu-se no preço dos produtos lácteos, mas também diminuíram os preços do açúcar, cereais e óleos vegetais. Por outro lado, os preços da carne subiram em abril, o seu primeiro aumento desde agosto de 2014.

O índice de preços dos alimentos da FAO é um índice ponderado pelo comércio que faz um seguimento dos preços dos cinco principais grupos de alimentos básicos nos mercados internacionais: cereais, carne, produtos lácteos, óleos vegetais e açúcar.

É provável que os preços internacionais dos alimentos continuem submetidos à pressão dos preços devido à oferta abundante e um dólar americano forte, segundo perspetivas alimentares, que assinalou que «as variações das divisas e os acontecimentos macroecnonómicos podem ter importantes implicações para os mercados de novo em 2015/16».

Vários anos de boas colheitas e de criação de reservas estratégicas significam um superavit de alimentos básicos. Como resultado, não se espera que a queda prevista na produção de cereais tenha impacto na disponibilidade de alimentos para consumo.

Fonte: AGROTEC

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip