Falta de água nas barragens muda produção de arroz

A barragem do Monte da Rocha e a de Odivelas registam um armazenamento de 16% e 28%, respetivamente, um valor abaixo da média de 60%.

arroz

A falta de água tem tido efeitos negativos, como levar os produtores de arroz a acelerarem o ciclo de crescimento da planta e poderá fazer aumentar os preços da energia.

As barragens portuguesas têm cada vez menos água devido às temperaturas elevadas e à pouca precipitação.

Segundo o Diário de Notícias (DN), uma fonte oficial da EDP confirmou que a falta de chuva diminuiu até a produção de eletricidade.

Há 44 barragens em Portugal, que se inserem no sistema nacional de recursos hídricos, onde os armazenamentos são menos do que a média registada entre 1990 e o ano passado.

O mesmo jornal refere que a redução nos litros de água que depositam tem tido efeitos negativos, como levar os produtores de arroz a acelerarem o ciclo de crescimento da planta e poderá fazer aumentar os preços da energia.

A informação da Agência Portuguesa do Ambiente apresentada pelo DN dá conta de que, neste momento, a barragem do Monte da Rocha e a de Odivelas registam um armazenamento de 15,5 e 28,1%, respetivamente, um valor significativamente abaixo da média, que é de 59,9%.

Os números abaixo do normal devem-se à temperatura «anormalmente quente» e «sem chuva» que registou o mês de junho, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Fonte: jornaleconomico 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip