Exportações do setor agroalimentar a crescer

As exportações do setor agroalimentar estão a crescer. Os dados, positivos, foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que demostram um crescimento de 10,4% em agosto de 2020 quando comparado com agosto de 2019. Também no acumulado, ou seja, de 1 janeiro de 2020 a 31 de agosto de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado, os dados são positivos com um crescimento das exportações em 3,2%.

Agroalimentar

Se analisarmos apenas a agricultura, o crescimento é ainda maior. No acumulado de janeiro a agosto, quando comparado com o mesmo período de 2019, as exportações deram um salto de 7,1%. Já quando comparamos agosto de 2019 com o mesmo período homólogo de 2020 o crescimento é a dois dígitos: de 24,6%.

Por sai vez, as exportações do complexo agroalimentar no acumulado a agosto de 2020 registaram um crescimento de 4 297 milhões de euros para 4 443 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 146 milhões de euros.

Quanto à evolução do saldo comercial do completo agroalimentar verifica-se uma quebra de 2 666 milhões de euros em agosto de 2019 para 2 167 milhões de euros para agosto de 2020.

Avaliando estes dados do complexo agroalimentar por tipo de produto, verificamos que os “animais vivos” são o produto agrícola que mais cresce: 98,1% em agosto quando comparado com agosto de 2019 e 15,5% no acumulado (de janeiro a agosto). Seguem-se as “carnes e miudezas, comestíveis”, com um crescimento de 34,7% (agosto - homólogo) e de 11,8% (de janeiro a agosto).

Seguem-se as “frutas, cascas de citrinos e de melões” com um crescimento de 18,5% (agosto - homólogo) e de 7,2% (de janeiro a agosto).

Os “vinhos e mostos” também estão com um comportamento positivo. Crescem 8,3% em agosto homólogo e 2,3% no acumulado de janeiro a agosto, quando comparado com o mesmo período do não anterior.

No mês de agosto, mostram também sinais positivos, produtos como o “leite, laticínios, ovos de aves e mel natural”, com um crescimento significativo de 19,4%, muito embora no acumulado ainda mostrem resultados negativos de 3,1%. Também os produtos hortícolas, plantas, raízes e tubérculos comestíveis estão a crescer 5,7% em agosto homólogo, mas com um saldo negativo de 3,7% no acumulado.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera estes dados «muito positivos, refletindo a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses e de todo setor agroalimentar. Estes dados, muito positivos, demonstram como o papel da política agrícola comum (PAC) e das medidas que foi possível implementar durante a pandemia foram fundamentais para garantir a tesouraria e fundo de maneio aos produtores, bem como para criar previsibilidade ao setor».

A titular da pasta da Agricultura salienta ainda que «o Plano de Recuperação e Resiliência, bem como o plano estratégico da PAC, que alinham com a estratégia definida na Agenda da Inovação 20 | 30, querem dar continuidade ao trabalho de excelência que os nossos agricultores têm desenvolvido».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip