Exportações de vinho crescem 10%

Portugal recupera vendas para Angola, Brasil e China, com o mercado interno também está em expansão.

vinhos

O mercado do vinho está em recuperação, sobretudo, nas vendas para o exterior.

No primeiro semestre, as exportações cresceram 10% face a igual período do ano passado, mas as expedições para os países terceiros tiveram um crescimento de 25%, apurou o Dinheiro Vivo junto do Ministério da Agricultura.

No plano externo, destaque para Angola, Brasil e China, destinos que assinalaram quedas acentuadas em 2016 e agora estão de novo florescentes.

O mercado angolano foi o que mais se destacou, ao aumentar as compras em 136%.

O Brasil comprou mais 79% e a China 29%. Para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, «a afirmação do setor do vinho nos mercados estrangeiros é uma evidência» e atribui esse desempenho «a um cada vez maior reconhecimento da qualidade e da diversidade dos vinhos portugueses, para os quais os produtores têm seguido uma estratégia determinada de investimento na inovação».

O turismo e a restauração puxam pelas vendas, cujo aumento no mercado interno foi na ordem dos três por cento de janeiro a junho.

Neste caso, Luís Vieira considera que o acréscimo «está seguramente ligado ao crescimento do turismo associado à recuperação do setor da restauração, que apresenta um aumento de vendas de 17,6%».

Em termos de valor, o responsável assinala um aumento de 6,5% nos vinhos certificados, considerando que este cenário traduz uma «maior valorização» dos vinhos nacionais.

A par do crescimento das exportações do vinho, o Ministério destaca também a subida de 15% das vendas ao exterior por parte do setor agroalimentar.

Fonte: Dinheiro Vivo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip