Exportação de vinho do Porto para o Brasil manteve crescimento em 2014

O vinho do Porto sofreu em 2014 uma descida de 0,5% nas suas vendas mundiais, mas o consumo de vinho do Porto no Brasil não recuou, fechando o ano com um ligeiro aumento, de 1%.

As exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro alcançaram em 2014 a marca de 3,8 milhões de euros, conseguindo um crescimento de 1% em comparação com o ano anterior, segundo os dados do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Embora ligeiro, o aumento nas vendas de vinho do Porto para o Brasil contrastou com a tendência global deste tradicional produto português, cujas vendas mundiais recuaram 0,5% em 2014, para um total de 363,6 milhões de euros, de acordo com o IVDP.

A procura de vinho do Porto no Brasil manteve uma trajetória de crescimento, que permitiu ao mercado brasileiro permanecer como o 11º maior mercado mundial para o vinho do Porto e o 10º mercado de exportação.

Pelos dados do IVDP, o país que mais consome vinho do Porto continua a ser França, apesar de neste mercado as vendas terem recuado 3,6% em 2014, para 76 milhões de euros.

O segundo maior mercado é Portugal, onde as vendas subiram 6,5%, para 57,9 milhões de euros.

O leque de maiores destinos globais do vinho do Porto em 2014 incluiu ainda o Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha.

Entre os dez principais mercados de consumo de vinho do Porto no ano passado as vendas subiram em cinco países e desceram noutros cinco.

De acordo com o IVDP os maiores crescimentos face a 2013 ocorreram na Dinamarca e em Espanha, enquanto a queda com maior impacto foi registada no Canadá.

Fonte: Portugal Digital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip