Exportação de ovinos e bovinos para a Líbia pode chegar a €6 milhões em 2016

ovino

A exportação de ovinos e bovinos para a Líbia pode chegar aos seis milhões de euros em 2016 e duplicar no ano seguinte, revelou o Ministério da Agricultura e Mar (MAM).

Portugal concluiu esta semana a abertura do mercado líbio a animais vivos e, segundo o MAM, «existe uma expectativa de negócio a curto prazo de um a dois milhões de euros de ovinos e de dois a quatro milhões de bovinos», um valor que deverá ser duplicado no ano seguinte.

Até agora, a colocação de animais vivos na maioria dos países do norte de África «apenas era possível através de Espanha, algo que tornava o processo mais moroso e dispendioso, reduzindo também as mais-valias geradas pelo negócio», indica o ministério.

«O Norte de África foi definido como um dos eixos prioritários na estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar para Internacionalização do Agroalimentar», destacou o MAM num comunicado, assinalando que, nos últimos anos, foram concluídos os processos de certificação de ovinos vivos para a Tunísia e Líbia e de bovinos para Marrocos e Argélia.

Foram igualmente finalizados os dossiers de bovinos para o Líbano e de bovinos e ovinos para Israel, para onde foram remetidos, em setembro, 3.700 bovinos, um negócio avaliado em quatro milhões de euros. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip