Exportação de 15 mil toneladas em 2018 de frutos vermelhos, couve coração ou maçã de Alcobaça

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram os resultados da sua campanha conjunta de exportação: durante 2018 exportaram 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, o que representa um crescimento de 13 por cento face ao ano anterior.

framboesas

Este valor representa um ritmo mais acelerado do que o registado pelo próprio setor, em virtude das difíceis condições climatéricas registadas no ano passado.

A exportação de pera rocha continua a ser uma das performance mais positivas, tendo alcançado resultados históricos nesta campanha.

Foram exportadas cerca de 10,8 mil toneladas deste fruto, conhecido na região de Sintra, mais 17 por cento que na campanha anterior.

Destas quase 11 mil toneladas, 7,8 mil toneladas seguiram exclusivamente para o mercado alemão, representando um aumento de 20 por cento em relação à campanha do período homólogo, garantindo que todas as três mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pera rocha.

A cadeia de supermercados, em parceira com a Portugal Fresh, exportou também, durante o ano passado, 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 toneladas de couve coração, o que gerou um crescimento de 13 e 44 por cento, respetivamente. A maçã de Alcobaça, castanhas e melões.

Da parceria iniciada em 2014, as duas entidades já conseguiram exportar um total de 36 mil toneladas de pera rocha para a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo e Polónia, embora a Alemanha tenha recebido 67 por cento do fruto em exclusivo.

Bruno Pereira, responsável de compras do Lidl Portugal, garante que o objetivo da marca com a exportação é «ajudar a levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes». Desta forma, é possível facilitar «a criação de sinergias» ao mesmo tempo que procuram «estimular os fornecedores a um maior rigor e qualidade das suas produções».

Por sua vez, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, referiu que a parceira tem sido bastante importante porque «permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão», o que acaba por permitir abrir perspetivas para outros mercados onde o Lidl já marca presença.

Gonçalo eleva o esforço que a parceria tem realizado com outras empresas lusas que «tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos» e ao mesmo tempo tem sido um sucesso e contribui «para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade».

Fonte: jornaleconómico

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip