"ÉvoraWine" junta 40 produtores e 160 vinhos à prova

A segunda edição do certame "ÉvoraWine", dedicado aos apreciadores de vinho, está marcada para o próximo fim-de-semana (30 e 31 de maio de 2015), esperando contar com a presença de 40 produtores e cerca de 160 vinhos à prova.

O evento, intitulado “Alentejo - o saber do vinho” vai decorrer no Jardim do Paço, em Évora.

Participam no certame produtores alentejanos, numa iniciativa que os organizadores pretendem que tenha caráter anual e proporcione aos apreciadores de vinho uma «programação variada».

O programa inclui um curso de iniciação ao vinho, um curso avançado de vinho, showcookings, mostra de produtos regionais e dois workshops.

O "ÉvoraWine", segundo os promotores, pretende ser «uma forma de tornar a cidade de Évora um lugar de culto para todos aqueles que apreciam as qualidades únicas de um produto, o vinho, que é hoje um dos principais motores do desenvolvimento económico nacional».

Situada no centro de uma «região vinícola de reconhecido sucesso na produção e comercialização», Évora apresenta-se, salientam os organizadores, «como um local privilegiado para uma apresentação coletiva dos produtores de vinhos do Alentejo».

O evento, promovido por uma empresa de Évora, conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Turismo do Alentejo e Ribatejo, município de Reguengos de Monsaraz, que este ano é a Cidade Europeia do Vinho, e de várias empresas.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos, China e Canadá alguns dos principais mercados.

Fonte: Diário Digital
 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip