Eucalipto consome muita água e seca os terrenos?

O projeto “Melhor Eucalipto” iniciou, recentemente, um conjunto de textos sobre os mitos e os factos que envolvem a espécie eucalipto.

eucalipto

Damos a conhecer o 1.º: “O eucalipto consome muita água e seca os terrenos”.

Os estudos científicos (por exemplo Soares David, no “O eucaliptal em Portugal”, ISA Press, 2007, p. 123-124) têm mostrado que os eucaliptais não consomem mais água que outros géneros e consomem muito menos que a maioria das culturas agrícolas.

O rápido crescimento dos eucaliptos relativamente às demais espécies florestais em Portugal deve-se sobretudo à eficiência na utilização da água e da radiação solar.

Ou seja, com a mesma quantidade de água e de radiação os eucaliptos conseguem produzir maior volume de madeira que outras espécies. Em Portugal, com o clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por um período estival prolongado, os solos apresentam frequentemente acentuado déficit independentemente da cultura instalada.

A falta de água no solo não é uma situação exclusiva da cultura do eucalipto e menos ainda agravado por esta.

Para aprofundar mais o tema, consulte a publicação da CELPA – Associação da Indústria Papeleira sobre “A Sustentabilidade das Plantações de Eucalipto” aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip