EUA: saiba como produtores e cooperativas gerem a produção de leite

leite

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) nunca entreviu na gestão da produção de leite do país, pelo que, em 2003, coincidindo com um período de crise de preços, a Federação Nacional de Produtores de Laticínios decidiu avançar com uma iniciativa “Cooperativas Trabalhando Juntas”, para autogerir o excesso de produção que levou a uma queda de preços.

O projeto “Cooperativas Trabalhando Juntas” agrupa a maioria das cooperativas do setor do leite e tem programado três ações, as quais, proporcionar incentivos aos produtores para reduzir a sua produção em um mínimo de 10%, avançar com um programa de abandono da produção mediante a venda da totalidade dos animais e estabelecer assistência para o aumento das exportações de queijo e manteiga.

As ações de restrição da produção funcionaram até 2010, enquanto o programa de assistência à exportação continua a decorrer. Em 2015, cerca de 37% das exportações de queijo; 92% das de manteiga e 45% das de leite em pó inteiro receberam assistência do programa “Cooperativas Trabalhando Juntas” (CWT, sigla em inglês).

O CWT aglutina 70% da produção de leite dos EUA através de 35 cooperativas e 150 explorações independentes.

Os participantes na CWT contribuem com nove cêntimos de euro por cada 100 quilos de leite produzido de forma a financiar as medidas. Foi aprovado estender o valor desta quota até 31 de dezembro de 2018, tendo em conta a boa receção e o resultado das medidas aplicadas.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Missouri, o beneficio gerado pelas medidas do CWT desde há 12 anos aumentou em 5.300 milhões de dólares, o que se traduz em 100 mil dólares para 50 mil explorações.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip