EUA: o maior mercado dos vinhos nacionais

vinhos

A Viniportugal dedicou aos Estados Unidos da América (EUA) 25% do orçamento de oito milhões de euros destinado à promoção dos vinhos nacionais. 

Os Estados Unidos são, assim, o maior mercado dos vinhos portugueses, tudo graças a um esforço extra na promoção do setor vinícola nacional. 

Os dados revelam um crescimento de 30,3% nas exportações para os Estados Unidos, o que se traduz em 28,8 milhões de euros. 

Relativamente ao preço médio por litro, este subiu 14,6% para os atuais 2,70 euros. E isto só nos primeiros nove meses do ano. 

O presidente da Viniportugal explicou que o «comportamento do mercado americano, a par do Canadá, onde as exportações cresceram 15,4% até setembro, está a ser decisivo para a dinâmica exportadora do setor». 

De acordo com o responsável pela associação interprofissional do setor dos vinhos nacionais e que tem a seu cargo a promoção do que cá é feito, o crescimento das exportações para os Estados Unidos compensam a quebra sentida relativamente ao mercado angolano (-10,6%), alemão (-10,2%) e brasileiro (-5,4%). 

Segundo Jorge Monteiro este crescimento registado do outro lado do Atlântico explica-se com o «reconhecimento crescente dos vinhos portugueses pelas revistas e críticos especializados, atentos à diversidade da oferta e à relação qualidade-preço». 

Fonte: Expresso 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip