EUA avançam com plano para recuperar população de abelhas

A preocupação nos Estados Unidos da América (EUA) devido à redução do número de abelhas levou a Casa Branca a apresentar um plano nacional para recuperar a população das mesmas e outros polinizadores.

Na última amostra realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) este inverno, constatou-se que desapareceram 42% das abelhas.

Uma situação considerada muito preocupante, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também económico, já que o trabalho de polinização executado pelas abelhas representa mais de 15 mil milhões de dólares de colheitas agrícolas.

Também muito preocupante é a situação da borboleta monarca, cujo número reduziu em 90% nas floretas do México durante as últimas décadas, o que coloca em risco o seu movimento migratório para na América do Norte.

O Plano apícola nacional espera reduzir as perdas de inverno das abelhas em cerca de 15% num período de dez anos, aumentar a população de borboletas Monarca até 225 milhões, que ocupariam uma superfície nas florestas mexicanas de aproximadamente seis hectares em 2020 e restaurar 2,83 milhões de hectares de terras para polinizadores nos próximos cinco anos através de parcerias público/privadas.

Para atingir estes objetivos vai ser desenvolvido, entre outras ações, um Plano de Investigação sobre polinização, um Guia de melhores praticas, uma Estratégia nacional de Sementes para reabilitar e restaurar as plantas adequadas e uma campanha de consciencialização sobre o importante papel das abelhas.

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip