Estudo sobre o mundo rural apresentado em Lisboa

“Mundo Rural – porque sim”. É este nome do estudo sobre o mundo rural e o desenvolvimento económico e social de Portugal que foi apresentado esta quarta-feira, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, em Lisboa.

mundo rural

O estudo, apresentado pela EY-AM&A, assume «um novo olhar sobre a ruralidade em Portugal, positivo e otimista, que se sustenta, estratégica e operacionalmente, na convicção de que o mundo rural é um espaço de oportunidade, de desenvolvimento, de criação de riqueza e de emprego, cuja afirmação se enquadra nas ambições de desenvolvimento do país».

De acordo com os promotores, «o objetivo do estudo é analisar o mundo rural português de forma crítica e propor uma metodologia coerente de classificação dos territórios, que valorize as potencialidades destas regiões».

Para além disso, «pretende-se que esta pesquisa contribua para a promoção da articulação destes territórios com o mundo urbano e que proponha mecanismos de valorização inovadora para o rural português e a identificação das alavancas da mudança para a valorização do mundo rural».

O estudo foi desenvolvido pela EY-AM&A, por iniciativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Federação Portuguesa de Turismo Rural em colaboração com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Naturtejo. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip