Estudo indica como reduzir aplicação de químicos na agricultura

Em França várias quintas experimentais “DEPHY EXPE”, estão dentro do quadro do projeto francês Ecophyto, a realizar um conjunto de testes e experiências, no sentido de promover a redução da aplicação de produtos químicos na agricultura.

estudo

O grande objetivo é de reduzir a 50% o uso dos pesticidas, sem grande influência nos níveis de produção.

Estão a ser utilizadas variedades de plantas mais resistentes às doenças e uma monitorização constante das plantas, de modo a promover a aplicação dos produtos só nas alturas precisas e na quantidade mínima necessária.

Os resultados têm sido bons nos últimos anos que foram secos, mas este ano, com os excessos de humidade, tem sido muito complicado.

Os trigos este ano foram atacados por fusário, uma doença que só pode ser combatida com recurso a pesticidas.

Nos campos de trigo foram este ano usados, no mês de julho, mais pesticidas que durante todo o ano de 2015 nesta cultura.

Os resultados em muitas quintas experimentais mostram que se ultrapassar uma redução de 20% dos pesticidas, todo o sistema produtivo tem de ser revisto, sob risco de forte perda de produção.

Este portanto é o objetivo, adaptar as técnicas culturais, de modo a que a redução de pesticidas não venha a influenciar as produtividades.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip