Estação Agrária de Viseu ensina a cultivar mirtilo

Por: Margarida Matos

Face a um crescente interesse na cultura do mirtilo, a Estação Agrária de Viseu instalou um campo experimental dedicado a este pequeno fruto.  O objetivo é acompanhar todo o ciclo da cultura, reunir informações e partilhá-las depois com os produtores. Até ao momento, já se realizaram naquele campo de ensaio demonstrações sobre a plantação e a poda. Agora em março, a Estação Agrária de Viseu vai também instalar uma variedade de morango e de framboesa para estudar a adaptação destas culturas à região.

O campo de ensaio da cultura do mirtilo foi instalado nos terrenos da Estação Agrária de Viseu, numa àrea de 1200 m2, com cerca de 400 plantas, de 20 variedades. A plantação aconteceu no fim de novembro, fruto de uma parceria com a Planasa, empresa de viveiros. Este projeto tem como objetivo principal conhecer a adaptação das variedades às condições edafoclimáticas da região, para que depois se possam dar respostas concretas aos produtores e potenciais interessados. Está integrado num trabalho mais amplo que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, no sentido de aprofundar o conhecimento técnico sobre este pequeno fruto.

Para já, o terreno é constituído por um conjunto de 10 variedades do Norte (Duke, Bluegold, Chandler, Legacy, Elliot, Bluecrop, Huron, Draper, Liberty e Aurora), cerca de 8 do Sul (Rebel, Misty, Star, Sharpblue, Camelia, Suziblue, Biloxi e O’neal) e 2 Rabbiteye, concretamente, Oclockonee e Powder Blue. Mas é possível a introdução de novas variedades, logo que estas surjam no mercado. Nesta fase da plantação, foi também iniciado o trabalho de caracterização de toda a fenologia, para se conhecerem os hábitos de vegetação e frutificação.

Interesse na cultura traz consigo muitas dúvidas

A Estação Agrária de Viseu conta com um grupo de trabalho responsável pela cultura do mirtilo, constituída por Arminda Lopes, Cecília Palmeiro e Sérgio Martins, técnicos superiores do Ministério da Agricultura.

De acordo com esta equipa, o projeto “foi, em parte, desencadeado pela grande afluência de potenciais interessados na cultura, e pela perceção com que ficamos foi de que a grande maioria deles desconhecia as particularidades da produção deste fruto”. Uma vez que se trata de uma cultura sem grande histórico na região, as dúvidas mais comuns vão desde a seleção das variedades à comercialização, passando por todas as questões inerentes à instalação e condução de uma cultura.

A prova do interesse no mirtilo tem sido a adesão às várias iniciativas desenvolvidas que têm contado com cerca de 100 a 150 pessoas.

A primeira ação de formação aconteceu em maio, em Oliveira do Hospital, com a visita à propriedade da experiente produtora de mirtilos, Cecília Palmeiro.

Face ao elevado número de jovens agricultores candidatos ao programa PRODER, “prevê-se que, num futuro próximo, se atinja uma área plantada de 200 hectares”, dedicados a esta cultura, na região de Dão e Lafões, avança ainda a equipa. Além disso, com o intuito de estudar a possibilidade de diversificação dos pequenos frutos na região, vai ser plantado, agora em março, uma variedade de morango e framboesa.

p22 fig1

As soluções técnicas adotadas

Sistema de rega
Para responder às necessidades hídricas da cultura do mirtilo foi instalado, no campo experimental, um sistema de rega gota a gota, com gotejadores auto compensantes e com um débito de 2.3 litros por hora, espaçados de 50 centimetros. Inicialmente, a plantação foi apenas contemplada com um tubo por camalhão mas, entretanto, vai ser introduzido um segundo.

Compassos
Como a equipa não conhecia o comportamento de cada uma das variedades, escolheu um compasso idêntico para todas as plantas, de forma a não pôr o estudo em causa. Assim, 2,7 metros x 1 metros foi o compasso eleito. No entanto, segundo a equipa de técnicos: “ambicionamos, num futuro próximo, ter definidos os compassos ideais para cada uma das variedades do campo”.

Poda
No dia 31 de janeiro, na ação de demonstração fez-se uma ligeira intervenção, ficando apenas 2 a 3 lançamentos por planta. A poda foi efetuada em todo o campo, deixando uma planta por cada variedade por podar, para se comparar a resposta.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip