Especialistas apontam soluções para reduzir a fatura da eletricidade na Agricultura

A 14 de junho realizou-se o Seminário “Eletricidade na Agricultura – Como Reduzir a Fatura”, promovido pela FENAREG, ANPROMIS E ANPOC - uma iniciativa integrada no programa de Seminários da Feira Nacional de Agricultura 2017.

renovaveis

Estiveram representados, a nível nacional, 300.000 hectares de regadio - mais de metade da área irrigada em Portugal - gestores de 7.500 hm3 de água distribuídos anualmente, que necessitam de 250 GWh de eletricidade, e mais de uma centena e meia de participantes, contando com as mais altas individualidades da Administração e os atores mais importantes dos sectores hidroagrícola e da energia.

Durante este seminário foram exploradas diversas dimensões do binómio Água e Energia, ao nível dos serviços de água para rega, apontando prioridades de atuação, tendências tecnológicas, projetos inovadores, casos de estudo e também novos investimentos e oportunidades.

Entre as várias soluções apresentadas para reduzir a fatura da electricidade, destacamos a abordagem da adaptação do Sistema de Produção Fotovoltaica na atividade agrícola, que apresenta soluções base na resolução e mitigação do custo energético no setor. Alguns pontos chave evidenciados foram:

• Resolver os problemas associados à variabilidade do PV;

• Ajustar a produção PV às necessidades de rega;

• Integrar o sistema PV no sistema de rega existente;

• Assegurar a fiabilidade durante 25 anos.

A integração do sistema de rega fotovoltaica nas explorações tem como desafio reduzir o grau de novidade, permitindo ao agricultor não modificar as suas tarefas, incentivando a eficiência na utilização do recurso água.

A fiabilidade, controlo e qualidade no sistema para 25 anos, é objetivo a assegurar.

Nas explorações agrícolas, a gestão da energia elétrica deve ser feita ao pormenor, para reduzir o peso do custo na conta de cultura.

Entre as medidas a adotar, foram realçadas as seguintes:

• Determinar as necessidades rega

• Gerir os consumos de energia

• Registar aplicações de rega

• Detetar e antecipar avarias

• Despistar consumos e faturações erradas.

Principais conclusões do Seminário:

A energia representa a maior fatia dos custos operacionais com os serviços de águas para rega, por isso, a otimização dos consumos de energia contribui não apenas para a minimização do impacto ambiental, mas igualmente para o equilíbrio económico das entidades gestoras e das explorações agrícolas. Por isso, o tema Água-Energia é prioritário para a sustentabilidade do regadio.

Por isso, é fundamental:

1) Apostar numa politica de investimento no regadio, apoiando diretamente as explorações agrícolas, na reabilitação e modernização dos aproveitamentos hidroagrícolas existentes e na criação de novos regadios, promovendo práticas de gestão eficiente das redes de distribuição de água, combinados sempre com soluções energeticamente eficientes.

Este desafio é ainda maior, no nosso clima mediterrânico, num cenário de alterações climáticas, com o aumento de frequência de fenómenos extremos, como a seca do presente ano.

2) Desagravar custos energéticos no setor e possibilitar condições de igualdade com os outros países da União Europeia, com preços de energia mais competitivos e onde existem medidas para responder à sazonalidade da atividade, como em França e noutros países que também estão a avançar nesse sentido, nomeadamente em Itália e em Espanha.

É necessário implementar um conjunto de medidas, que dependem necessariamente de vontade politica, entre elas a sazonalidade nos contratos de potência de energia para a agricultura, no sentido de o serviço prestado ser ajustado à atividade do regadio.

3) Programa específico de apoio à implementação das energias renováveis no setor agrícola. As soluções de autoconsumo para suprir picos de consumo de energia em horas de ponta, podem ser bastante eficazes.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip