Especialistas alemães em Portugal para conhecer melhor os vinhos verdes

Nove 'sommeliers' ou escanções alemães, profissionais encarregados de conhecer os diferentes tipos de vinhos, vão estar, a partir deste domingo e até 8 de setembro , na Região dos Vinhos Verdes para aprofundar os conhecimentos sobre aquela casta.

vinhos verdes

Durante os quatro dias da iniciativa os nove alemães «vão receber formação junto de enólogos e produtores portugueses» através de «sessões teóricas e práticas sobre os Vinhos Verdes e respetivas especificidades, tipos de solo e métodos de produção, degustações e harmonizações com gastronomia internacional».

«Posteriormente, cada um dos participantes será sujeito a avaliação final integrada no plano de formação», explicou a CVRVV.

«Uma vez que os Vinhos Verdes representam mais de 60% dos vinhos portugueses DOC (Denominação de Origem Controlada) exportados para a Alemanha, a CVRVV decidiu reforçar o apoio à formação de profissionais alemães que procuram desenvolver conhecimentos nesta categoria de vinhos. Criamos programas específicos e articulamos localmente sessões teóricas e práticas que garantam uma formação adequada a quem nos visita», referiu a diretora de marketing da CVRVV, Carla Cunha, citada na nota enviada à imprensa.

Depois dos especialistas alemães, um outro grupo, proveniente dos Estados Unidos e Canadá, irá estar de visita à região, entre 20 e 24 de setembro, com o mesmo propósito.

Aquele grupo «irá comprovar todo o potencial da Região dos Vinhos Verdes, ficando a conhecer uma nova geração de colheitas que têm no mercado norte-americano o principal destino de exportação».

«Aqueles 'players' do mercado do retalho acompanham, este ano, as vindimas na Região, ao mesmo tempo que participam em provas de vinhos brancos das castas Alvarinho, Loureiro, Avesso, Arinto, Trajadura e Azal, explorando o mundo das harmonizações gastronómicas e encetando contactos comerciais com os produtores e enólogos da Região», especificou.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip