Espanha constitui Grupo de Trabalho da Dieta Mediterrânica

A ministra espanhola da Agricultura, Alimentação e Ambiente presidiu à reunião do grupo de Trabalho Espanhol a Dieta Mediterrânica, cujo trabalho se centra em salvaguardar, defender, valorizar e promover os produtos agroalimentares associados à Dieta Mediterrânica.

dieta mediterranica

O azeite, principal fonte de gordura, integra os ingredientes sugeridos pelos especialistas no âmbito da dieta mediterrânica

Este Grupo, criado em 2014 e atribuído à Conferência Setorial de Agricultura e Desenvolvimento Rural, terá, assinalou Isabel García Tejerina, um caráter consultivo e deverá favorecer a participação das distintas Administrações Públicas com competências na matéria, para além de ter um papel como fórum de diálogo e colaboração, par ao impulso da cooperação entre a iniciativa pública e privada.

De forma a cumprir estes objetivos, a ministra sublinhou a importância de iniciar o intercâmbio de informação sobre os trabalhos e iniciativas que levam a cabo cada um dos componentes do Grupo de Trabalho, no qual estão representados o Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente, as Comunidades Autónomas, as fundações, agências ou instituições de caráter regional que promovem os valores da Dieta Mediterrânica, a Administração Local, a indústria alimentar e a Fundação Dieta Mediterrânica.

Nesta linha, a ministra reforçou o compromisso do Governo na promoção da Dieta Mediterrânica, mediante o apoio decidido ao desenvolvimento e à atividade da Fundação da Dieta Mediterrânica, em estreita colaboração com o Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca, Alimentação e Ambiente Natural da Catalunha e com as empresas promotoras da mesma.

Um apoio que se traduz numa importante dotação económica por parte do Ministério, de forma a favorecer a realização de novos projetos por parte da Fundação, assim como par a impulsionar a incorporação de novas empresas, novas instituições e Comunidades Autónomas que contribuam para a sua dinamização e sustentabilidade.

Isabel García também destacou a importância das campanhas de promoção e divulgação lançadas, como a “Mediterraneamos”, dirigida a mais de 40 mil crianças e jovens, na qual se difundem os fundamentos de uma alimentação saudável e equilibrada e um estilo de vida saudável.

Uma campanha, explicou, que começou este ano a sua quarta edição, com a participação de 60 mil escolas, com o apoio de novas tecnologias da comunicação e das redes sociais.

Neste âmbito promocional, a ministra anunciou também a organização, prevista para o mês de outubro de 2016, de uma Semana da Dieta Mediterrânica, cujo objetivo é mudar no conjunto da sociedade a importância deste modelo alimentar e de estilo de vida.

Isabel Tejerina propôs ainda ao Grupo a elaboração de um Programa de ações, a desenvolver nos próximos anos e incentivou os seus membros a participar ativamente em convencer de que beneficiará a agroindústria, a alimentação, o ambiente e a cultura.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip