Aralab, empresa portuguesa de produção e distribuição de câmaras climáticas, cresce 50% em 2021

A Aralab, única empresa portuguesa de produção e distribuição de câmaras climáticas, registou um volume de vendas de quase 15 milhões de euros, num crescimento superior a 50% em relação ao período homólogo.

Foto: Aralab

Mesmo em tempos de pandemia, a Aralab continua a crescer. Em 2021, mais de 83% da produção da empresa foi destinada a mercados externos, com a conquista de 10 novos mercados, para países como Nova Zelândia, Paquistão ou Jordânia. As exportações para fora do espaço comunitário representaram quase 20% das vendas internacionais, o que materializa o esforço que a Aralab tem vindo a fazer para diversificar mercados e expandir-se globalmente.

Simultaneamente, manteve-se a ligação em mercados estratégicos, como Espanha, Reino Unido, França ou Alemanha. Para dar resposta às necessidades dos clientes, a estrutura de colaboradores também foi reforçada, chegando agora a um total de 90 colaboradores.

«2021 foi o nosso melhor ano de sempre e o objetivo é continuar a crescer. Os últimos anos foram muito desafiantes, pelo que vemos ainda com mais entusiasmo estes resultados», afirma Luís Branco, administrador da Aralab.

«A inovação está na génese da Aralab. Por isso, vamos continuar a apostar nas câmaras para biotecnologia, com especial foco na área vegetal, mas também nas câmaras para a indústria farmacêutica e em novas aplicações, como, por exemplo, para a área da saúde, esperando poder contribuir para um futuro melhor, em vários domínios da sociedade».

A Aralab produz câmaras climáticas capazes de simular qualquer clima. Estas câmaras são usadas em diferentes setores, como a indústria farmacêutica (estabilidade de medicamentos), indústria automóvel (ensaios a peças a diferentes condições climáticas) ou investigação na área das plantas (crescimento de plantas em ambientes controlados, contribuindo para a investigação agrária).

O Grupo Aralab contempla também as empresas Concessus (venda de equipamentos para o setor da saúde); a Bluestabil (área de serviços para a indústria farmacêutica); e a Grow to Green (produção de plantas em ambiente controlado/indoor farming).

turnover global do Grupo, incluindo os resultados obtidos por estas empresas, foi, em 2021, superior a 18 milhões de euros, o que também representou um aumento superior a 50%.

Sobre a Aralab

A Aralab nasceu em 1985, pela mão dos irmãos e engenheiros João e Eduardo Araújo. Em 1986, construiu a sua primeira câmara climática, para a Faculdade de Farmácia de Lisboa e, em 1995, teve o primeiro projeto fora de Portugal. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip