Emília Silva é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais

A professora e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Maria Emília Calvão M. Silva foi eleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF), no encerramento do 8.º Congresso Florestal Nacional, que decorreu de 11 a 14 de outubro em Viana do Castelo.

emilia silva

Esta organização, fundada em 1984, é uma das mais prestigiadas entidades do setor florestal, apostada em reforçar a coesão e intervenção da comunidade técnica e científica no desenvolvimento do setor e na presença das florestas enquanto suporte à organização da sociedade.

A SPCF promove o estudo e o progresso da ciência e técnicas florestais, passando pelos problemas económicos e sociais da atividade florestal, da produção à transformação e do mercado de bens e serviços florestais.

Num momento em que a floresta portuguesa passa por uma das maiores crises de sempre, e em que importa ouvir as soluções apontadas pela comunidade científica, a nova presidente propõe-se «reforçar o papel da SPCF como um espaço de diálogo por excelência, para a promoção e estímulo da discussão com vista à obtenção de novas soluções e estratégias para a floresta que terá de surgir após os tempos de flagelo que têm assolado o território».

Propõe-se fomentar o intercâmbio nacional e internacional entre entidades e especialistas dos diferentes domínios das ciências florestais, acolhendo mas também difundindo o conhecimento florestal mais atual e moderno sem nunca esquecer a história florestal nacional, cujo estudo tanto nos pode ensinar a traçar o futuro das florestas.

Maria Emília Silva é licenciada em Engenharia Florestal pela UTAD e na mesma universidade fez o doutoramento em Ciências Florestais, na especialidade de Tecnologia dos Produtos Florestais, tendo vir a exercer na instituição diversos cargos académicos de relevo, incluindo o de Diretora do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip