Em Tondela nasceu um germinador de plantas autóctones

A recuperação de áreas da Serra do Caramulo destruídas pelo grande incêndio de 2013 estão na base da criação do germinador de plantas autóctones, construído na Secundária de Tondela, com o objetivo de respeitar a genética das plantas locais.

tondela

«O germinador de plantas autóctones visa reflorestar o espaço destruído pelo incêndio de 2013, recuperando assim a flora. As plantas produzidas também podem vir a ser usadas em jardins públicos», revelou Luís Costa, diretor adjunto do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro.

Durante a cerimónia de inauguração do germinador de plantas autóctones, construído na Escola Secundária de Tondela, no âmbito do projeto "Renascer das Cinzas", Luís Costa explicou que primeiro «recolhem sementes e estacaria de plantas da Serra do Caramulo, nas franjas que não foram destruídas pelo incêndio de 2013, para respeitar a genética das plantas locais e com isso produzir novas plantas».

«Fica situado no espaço exterior da Escola Secundária de Tondela e tem uma área considerável, constituída por um armazém, onde estão as máquinas que controlam os equipamentos automatizados para abertura e rega e uma mini-estação meteorológica. Tem ainda a estufa propriamente dita, onde ocorre a geminação e crescimento inicial das plantas, e uma outra parte que é o ambientador, para as plantas se adaptarem ao meio ambiente», acrescentou.

Apesar de esta segunda-feira marcar o arranque oficial do germinador de plantas autóctones, Luís Costa informou que já vêm produzindo algumas espécies como o carvalho e o sobreiro.

«Já temos cerca de 600 árvores produzidas e que vamos utilizar na campanha de reflorestação levada a cabo pelos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tondela. Esta campanha terá início a 1 de Março de 2016», frisou.

Ao longo de 2016, vão produzir outras espécies, entre as quais o castanheiro, azevinho e abrunheiro. «Penso que será um projeto sustentável, porque no país só há um outro com esta lógica de funcionamento, em Lisboa. Também contamos com a ajuda da Câmara de Tondela e do seu pessoal técnico da área da jardinagem», sustentou.

Quanto ao investimento no germinador de plantas autóctones, «foi suportado pelo valor do prémio escolar Montepio 2013, no valor de 25 mil euros». «Este montante foi quase todo gasto na estufa e na compra de materiais necessários para que a estufa se mantenha», referiu.

A vereadora da Câmara de Tondela, Carla Antunes, considerou que o germinador de plantas autóctones é um projecto no qual acreditam e que «vai trazer frutos no futuro».

«É na escola que tudo nasce e queremos que este trabalho passe de geração em geração e quando forem adultos criem laços com a floresta», concluiu.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip