Em Abu Dhabi nasceu a primeira quinta que produz produtos agrícolas e combustíveis

O primeiro projeto global que produzir alimentos e biocombustíveis acabou de ser inaugurado num local de dois hectares situado num deserto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

agricultura

A estrutura utiliza a irrigação de água do mar da costa para aquacultura de peixes e camarões e, ao mesmo tempo, tem várias plantações de alimentos tolerantes a água do mar. Estes poderão ser utilizados para produzir biocombustíveis, refere o Inhabitat. 

O projeto foi desenvolvido pelo Sustainable Bioenergy Research Consortium do Instituto Masdar, um grupo que se dedica a ajudar a indústria da aviação a reduzir a pegada carbónica e fazer a transição para fontes de combustíveis alternativas e sustentáveis.

Do grupo fazem parte várias universidades e empresas como a Boeing, Etihad e UOP Honeywell.

O projeto utiliza uma abordagem engenhosa para resolver vários dos desafios ambientais colocados pela aquacultura e indústrias da aviação. Por exemplo, os peixes e mariscos são uma fonte importante para muitos dos países no limiar da segurança alimentar, mas as grandes corporações de aquacultura produzem resíduos que, muitas vezes, acabam a boiar no oceano.

Estes resíduos são ricos em nutrientes que danificam as algas – as toxinas que daí resultam são prejudiciais a humanos e animais da região.

O projeto do SBRC resolve este dilema ao utilizar os subprodutos da aquacultura para cultivar plantas que toleram o sal. Estas plantas prosperam em condições áridas e podem ser transformaras em biocombustíveis.

Depois dos resíduos da aquacultura terem sido utilizados para irrigar as plantas, o que sobre é enviado para uma floresta de manguezais para despistar os nutrientes antes destes serem libertados para o mar.

O projeto está em fase de testes e, caso seja bem sucedido, será replicado numa área de 200 hectares na costa oeste de Abu Dhabi.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip