Elvas recebe visita de campo dedicada à monitorização na produção dos cereais praganosos

No dia 9 de março de 2016 decorre no edifício principal do polo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Elvas, um dia de campo dedicado à monitorização na produção dos cereais praganosos. Este evento é organizado pelo INIAV - Elvas e pela ANPOC.

trigo

Do programa destaca-se às 9h30 uma visita ao Ensaio de Colaboração INIAV-Elvas – Arvalis. O Ideotipo Sul é um projeto que surgiu de uma parceria entre o INIAV-Elvas e o Arvalis, Institut du Végétal em 2011, ano em que começaram a ser instalados ensaios anuais de avaliação de variedades de trigo mole e duro, francesas e portuguesas e linhas avançadas do Programa de Melhoramento de Cereais do INIAV-Elvas, nos dois locais (Elvas, Sul de Portugal e Gréoux, Sul de França).

O principal objetivo desta colaboração é a definição de um tipo varietal de trigo, adaptado aos condicionalismos climáticos atuais e futuros da região mediterrânica do sul da Europa - Ideotipo Sul.

Segue-se uma visita aos ensaios na Herdade da Comenda (INIAVElvas). «Este ano agrícola verifica-se que o trigo acumulou, desde a sementeira (início de dezembro) até ao dia 16 de fevereiro, mais 253 graus dias crescimento(GDC) comparativamente ao ano passado como resultado das temperaturas amenas (falta de frio) que se têm verificado. Este facto provocou um avanço no ciclo vegetativo dos materiais em campo que tem como consequência um excesso de produção de biomassa», explicam os promotores.

Está ainda prevista uma visita a uma seara de Trigo Mole: análise de ensaio em larga escala de adubação com composto orgânico versus adubação convencional em diferentes variedades bem como uma visita a uma  seara de Trigo Duro: análise de seara com grande evolução fenológica – abordagem quanto a maneio futuro riscos/benefícios.

Em ambas as searas – visualização de perfis de solos com intervenções técnicas e simulação de aplicação de metodologia de estimativa de potencial produtivo para adequação de itinerário cultural.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip