Douro tem manual técnico para proteção do solo em viticultura de montanha

douro

Foto: Ana Clara

Decorreu no dia 30 de outubro no Museu do Douro, na Régua, o lançamento do livro "Proteção do Solo em Viticultura de Montanha: Manual Técnico para a Região do Douro".

A obra, da autoria do professor Tomás de Figueiredo (CIMO/ESA/IPB), é editada pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), que se associou às comemorações do Ano Internacional do Solo, decretado pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Este manual tem como objetivo reunir informação e metodologias aplicáveis à proteção do solo em viticultura de montanha, enquanto bem evolutivo e vivo.

Propõe, depois de um breve enquadramento regional, um percurso realizado em três fases: o solo, as suas características e distribuição, as ameaças a este recurso e medidas que possam reduzir estas ameaças e conservar o solo.

«O Douro e a sua viticultura dispõem finalmente de uma ferramenta técnica específica de extrema utilidade para a boa gestão e proteção do solo», salientou o Presidente da ADVID, José Manso, durante o evento que contou, para além da explicação da obra por parte do autor, com a presença e intervenções dos seus coautores. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip