Grupo DIA alcança 124 milhões de euros de Ebitda Ajustado em 2021 mantendo os níveis de 2020

O Grupo DIA (BME: DIA), rede líder em supermercados de proximidade, publicou os seus resultados financeiros do exercício de 2021, num momento de grande consternação pela situação da Ucrânia, conflito pelo qual a companhia mostrou a sua mais absoluta rejeição. “Queremos transmitir ao povo ucraniano uma mensagem de solidariedade e apoio pelas consequências humanitárias desoladoras que estão a afetar milhões de pessoas e que nos enchem de grande preocupação”, comentou Stephan DuCharme, presidente executivo do Grupo DIA, durante a apresentação.

Relativamente aos resultados, 2021 foi um ano de grandes avanços para a companhia. Durante o ano passado, o Grupo DIA trabalhou na implementação dos principais pilares de transformação que anunciou em maio de 2020 e continuou a avançar no seu novo modelo de negócio, dando impulso à evolução da companhia para cumprir com o seu propósito de estar CADA DIA MAIS PRÓXIMOS. 

2021 foi um ano central na transformação da DIA com o objetivo de construir um novo conceito de loja a partir de uma nova definição comercial e de proposta de valor para os seus clientes. Entre a execução das prioridades destaque para a redefinição das lojas, com novos modelos já implementados em Espanha, Argentina e Portugal, onde já foram transformadas mais de 1.000 lojas. Desenvolveu-se o sortido ideal através da renovação da marca própria e dos frescos, com o lançamento de, aproximadamente, 2.000 referências nos últimos dois anos, elevando ainda mais a qualidade e perceção de valor dos produtos. Consolidou-se a relação com os franqueados, com um novo modelo de franquia baseado numa autêntica partnership com os franqueados que são o exemplo do empreendedorismo local e que já foi implementado na quase totalidade de lojas em Espanha e Portugal. Em suma, um processo de transformação para guiar todos os colaboradores para a construção de uma nova cultura do Grupo DIA centrada no cliente e baseada em relações de proximidade, transparentes e de confiança, com todos os grupos de interesse.

Como consequência de todo este processo de transformação em que está imerso, o Grupo DIA alcançou um Ebitda Ajustado no ano de 2021 de 124 milhões de euros, que pressupõe mais 1,1% do que em 2020. Tal como antecipou a companhia no passado dia 20 de janeiro, as Vendas Líquidas alcançaram os 6.648 milhões de euros, o que pressupõe menos 3,4% do que no exercício de 2020. Esta descida é motivada, essencialmente, pela redução de 3,8% no número de lojas no final do período e pela desvalorização do real brasileiro e do peso argentino. Pelo que, o Grupo conseguiu melhorar o Ebitda Ajustado num ambiente muito exigente, graças à gestão operacional e ao controlo de custos que conseguiram compensar as menores vendas líquidas relativamente a 2020 e o aumento do preço da luz.

As vendas em superfície comparável (Like-for-Like) registaram um aumento de 5,0% em 2021, relativamente a 2019. Por seu lado, se comparado com 2020, o Like-for-Like caiu -3,6%. Isto deve-se às compras de abastecimento extraordinárias registadas pelo Grupo em 2020, devido aos confinamentos causados pelo início da pandemia de Covid-19 em todo o mundo e que se normalizaram em 2021.

Por seu lado, o Resultado Líquido Atribuível, que foi negativo, melhorou 29,3% devido a uma redução de 60,2% nos gastos financeiros, como resultado de menores custos de financiamento e uma gestão ativa do risco de tipo de câmbio. O Grupo teve um Resultado Líquido de -257,3 milhões de euros face aos -363,8 milhões de euros de 2020.

Convém destacar também que o aumento do preço da eletricidade impactou fortemente no aumento dos gastos de exploração do Grupo, que subiram dos 5,7% para os 6,5%, em percentagem de vendas líquidas. O custo da eletricidade, sobretudo em Espanha, acarretou um sobrecusto de 39,9 milhões de euros. De igual modo, o gasto relacionado com o processo de remodelação de lojas, acarretou um custo adicional de 16,1 milhões de euros no conjunto do Grupo.

 

2021

2020

Variac.

Crescimento de ventas comparáveis Like-for-Like (%)

-3,6%

7,6%

n/a

Vendas Líquidas

6.647,7

6.882,4

-3,4%

Lucro Bruto

1.488,7

1.498,5

-0,7%

Ebitda Ajustado

124,3

122,9

1,1%

Ebit

(176,0)

(182,1)

3,3 %

Resultado Líquido Atribuível

(257,3)

(363,8)

  29,3%

Total Dívida Financeira Líquida

404,1

1.276,3

(872,2)

 

Stephan DuCharme, presidente executivo do Grupo DIA, comentou: “Há mais de dois anos que o Grupo DIA iniciou uma nova etapa marcada por uma exaustiva transformação da sua estratégia, do seu modelo de negócio, dos seus processos e da sua oferta, mas, acima de tudo, da sua maneira de fazer e entender as relações enquanto organização. Durante o ano de 2021, no Grupo DIA realizámos importantes avanços na implementação do nosso plano estratégico através de uma série de iniciativas que abarcam desde as áreas comerciais e operacionais até às de âmbito de franquia e tecnologia nas quatro zonas geográficas, nas quais estamos a obter resultados muito satisfatórios. 2021 foi um ano importante porque os clientes estão a ter a oportunidade de, após muito tempo, redescobrir a DIA. Os incrementos de vendas que estamos a registar nos nossos novos conceitos de loja de proximidade, assim como o aumento do peso nas vendas dos produtos frescos e de marca própria, e a melhoria dos níveis de satisfação dos nossos clientes e franqueados, avalizam os nossos avanços. Em 2021 progredimos significativamente no nosso plano estratégico e, ainda que tenhamos um longo caminho pela frente, avançámos de modo firme e temos a confiança de chegar ao nosso propósito estratégico de fazer do Grupo DIA a experiência preferida de compra de proximidade e um operador líder na distribuição alimentar nas geografias onde operamos, juntamente com os empreendedores locais que são os nossos franqueados. Para isso, colocamos o cliente no centro de tudo o que fazemos e trabalhamos para recuperar a sua confiança e a de todos os grupos de interesse que continuam a apoiar-nos diariamente.”

Sobre o conflito na Ucrânia

O Grupo DIA é uma empresa espanhola, fundada em Madrid e presente, ao dia de hoje, em quatro países, Espanha, Brasil, Argentina e Portugal, onde 36 mil pessoas trabalham diariamente para criar relações de proximidade com as comunidades onde opera. O Conselho de Administração atual é composto por membros espanhóis, brasileiros e portugueses que tentam refletir, de forma plural, interesses de diferentes mercados internacionais.

Durante os seus mais de 40 anos de história, a estrutura acionista do Grupo DIA foi composta por investidores de diversas nacionalidades e origens. Atualmente, o seu acionista maioritário, LetterOne, é uma empresa internacional anglo-luxemburguesa.

Relativamente à sanção imposta ao Sr. Fridman, “queremos transmitir uma mensagem de estabilidade afirmando que o Grupo DIA não foi atualmente afetado de forma alguma”, destaca Stephan DuCharme. Nenhum acionista da LetterOne, incluindo o Sr. Fridman, ostenta, nem individualmente nem mediante acordo com outros acionistas, o controlo da LetterOne. Portanto, nem a LetterOne, nem consequentemente o Grupo DIA, estão sujeitos a qualquer sanção.

“No Grupo DIA estamos a trabalhar intensa e rapidamente em diversas formas de contribuição ao povo ucraniano das quais daremos mais informações oportunamente”, acrescentou. “Queremos, ainda, transmitir uma mensagem de esperança na recuperação do diálogo e entendimento, apelando à paz e solidariedade de todos com os afetados, com os quais também queremos estar próximos.”

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip