Desflorestação em Portugal é uma das mais elevadas do Mundo

A Quercus alerta para o facto de Portugal ser o quarto país do mundo com maior desflorestação e alerta: «atual reforma das Florestas não conseguirá travar este problema».

floresta

«Recentemente o senhor Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, Luís Capoulas dos Santos, referiu que Portugal foi o único país da União Europeia que perdeu área florestal nos últimos 15 anos, situação lamentável que devia ser invertida», começa por sublinhar a Quercus, em comunicado.

Segundo os dados do Ministério, «Portugal perdeu cerca de 150 000 hectares nos últimos 15 anos, contudo, existem outras organizações internacionais que referem um valor mais elevado».

Para além dos dados da FAO e do Eurostat, relativos a 2015, que indicam a acentuada desflorestação, também a Global Forest Watch (GFW), um sistema interativo de monitorização da floresta, revela dados preocupantes.

Do mesmo modo, a associação portuguesa Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal tem lançado alertas sobre este assunto.

Portugal é o quarto País do Mundo com maior desflorestação

«Os dados da Global Forest Watch para Portugal colocam o nosso País no quarto lugar entre os países com a maior taxa desflorestação. Entre 2001 e 2014, Portugal perdeu 566.671 hectares de floresta e, entre 2001 e 2012, ganhou 286.549 hectares, o que revela menos 280.122 hectares de área florestal», salienta a associação ambientalista.

A Quercus relembra que «no topo dos países com maior perda percentual de coberto arbóreo (a) está a Mauritânia (99,8%), seguida do Burkina Faso (99,3%), da Namíbia (31,0%) e de Portugal (24,6%)».

E conclui, sublinhando que «a situação é mais preocupante para o nosso país pois apenas três países apresentam pior desempenho do que Portugal, e todos eles têm vastas regiões desérticas e ou estão na orla de desertos».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip