Desafios do setor do azeite e PAC pós 2020 debatidos em Murça

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (CAOM) e a CONFAGRI organizam, no próximo dia 20 de outubro, um Seminário para debater "Os desafios do setor do azeite e a PAC pós 2020 em Trás-os-Montes".

A proposta do evento surge devido à falta de valorização dos produtos da região no mercado. A Associação CEPAD (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro) é formada nesse contexto, com o objetivo de diferenciar a região demarcada do Douro na produção de azeites de excelência e de reconhecer o seu azeite como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Cerca de 80% do olival da região é tradicional, centenário, de sequeiro e em bordadura das vinhas, ou seja, a falta de condições para modernização aliada aos constrangimentos climatéricos da falta de água colocam obstáculos à expansão da sua atividade o que compromete a fixação de pessoas no interior das povoações e a coesão territorial.

Francisco Vilela Ribeiro, Presidente da CAOM, afirma, em comunicado de imprensa, que "é o momento para, em colaboração com os nossos parceiros, definirmos estratégias para assegurar a sustentabilidade do setor e ultrapassar os desafios que o futuro nos apresenta. Já não é novidade que produzimos cada vez mais azeite e de melhor qualidade, o que se pode constatar pelo aumento dos níveis de exportação e pelos Prémios Internacionais que temos conquistado. Ainda recentemente fomos a única cooperativa nacional a conquistar três medalhas de ouro no segundo maior concurso internacional, OLIVINUS na Argentina, com apenas três lotes que submetemos a concurso, onde um dos quais obteve uma classificação de 94 pontos”.

Além de um primeiro painel sobre as “Boas práticas do Olival”, “A PAC PÓS 2020 – Perspetiva para o setor Olivícola” e o “Enquadramento fiscal e contributivo da Atividade Agrícola”, no segundo painel irá debater-se o problema da Xylella fastidiosa, numa discussão sobre o plano de contingência implementado, e existirá, ainda, uma sessão sobre “Conhecer os Azeites”.

A participação é sujeita a inscrição e deve submete-la via e-mail, através do geral@caom.pt.

Pode consultar o restante programa aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip