Dão: 12 quintas participam na Festa das Vindimas de Viseu

dao

Ao todo são 12 as quintas de cinco concelhos da região do Dão vão este ano abrir as portas para os turistas e outros visitantes durante a Festa das Vindimas de Viseu, que se realizará de 18 a 21 de setembro.

Depois da primeira edição em 2014, com a participação de seis quintas do concelho de Viseu, este ano a Festa das Vindimas alarga-se a Nelas, Mangualde, Carregal do Sal e Penalva do Castelo, afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, durante a apresentação do evento.

O autarca frisou que «são já 50 as instituições e as empresas que em 2015 participam deste grande evento», no âmbito de uma estratégia de divulgação da «cidade-região de Viseu e dos vinhos e das paisagens do Dão».

Além das 12 quintas onde será possível ter «experiências reais de vindima», 30 operadores económicos vão participar no Mercado de Vinhos e Lavradores, no Mercado 2 de maio, e 16 restaurantes na semana enogastronómica.

Na opinião de Almeida Henriques, o alargamento a outros concelhos e a outras quintas é uma das novidades mais importantes da Festa das Vindimas deste ano, «pelas portas que abre para futuro na promoção conjunta» das paisagens vinhateiras e da economia.

«Estamos a lançar as bases de um evento maior e de uma atractividade mais relevante para Viseu e para a região», frisou.

Do programa, o autarca destacou o recuperar de tradições como o baile das vindimas, no dia 18, no Clube de Viseu, e a inovação da primeira maratona fotográfica, dedicada ao tema “Viseu cidade vinhateira”, no dia seguinte.

No total, a Festa das Vindimas de Viseu, que tem o slogan “Viseu e Vinho Dão Festa”, terá 60 horas de programação, em dez eventos diferentes.

VER PROGRAMA

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip