Curso de Fruticultura em Braga: da instalação à manutenção do pomar em produção biológica

O Núcleo de Braga da Quercus está a organizar um curso sobre fruticultura, a levar a cabo na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, aos sábados até 11 de março de 2017, das 9 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

fruticultura

Cada vez mais os consumidores procuram os sabores ancestrais da fruta, os seus aromas, a sua doçura, características que raramente encontram na fruta vendida na grande maioria das lojas.

Assim, há cada vez maior procura de produtos biológicos, pois além das vantagens organoléticas, são também mais ricas em vitaminas, magnésio, ferro, potássio e outras substâncias que nos protegem dos riscos de doenças cardiovasculares, para além de não possuírem resíduos de pesticidas (o que torna possível comer com casca), não prejudica a água, os solos nem a biodiversidade.

A instalação de um pomar, desde a seleção das espécies adequadas às condições de solo e clima do local, a análise e preparação do solo como factor fundamental ao bom desenvolvimento das árvores a instalar, a correcta plantação e instalação das árvores ou arbustos, a seleção de árvores ou arbustos de qualidade, a poda de formação, o acompanhamento e manutenção do pomar, a poda de frutificação e as podas anuais de limpeza e arejamento das árvores ou arbustos de fruto instalados.

A consciência da importância da implementação de boas práticas culturais com vista à obtenção de bons resultados no pomar, a importância da correta condução e instalação das árvores na qualidade da produção obtida e a importância da poda de frutificação na boa distribuição dos frutos obtidos, na produção regular e uniforme e na obtenção de uma relação equilibrada entre a qualidade e a quantidade de produção obtida.

A importância das podas correctamente efetuadas na boa cicatrização dos cortes realizados e redução da susceptibilidade das árvores ao ataque de pragas e doenças.

O acompanhamento e controlo fitossanitário das árvores e as principais técnicas de controlo das principais pragas e doenças em modo de produção biológico.

O curso permitirá a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e principais técnicas a implementar com o objectivo de conseguir um equilíbrio entre o bom estado fitossanitário das árvores e a quantidade e qualidade da produção obtida.

Objetivos principais:

- A seleção das espécies adequadas a instalar em função das características de solo e clima do local;

- A importância da análise das características do solo na correta instalação do pomar;

- A preparação do solo para a instalação do pomar;

- Todos os cuidados a ter na selecção dos exemplares e na plantação das árvores ou arbustos;

- A importância da selecção do sistema de condução das árvores adequado às características da exploração;

- Os diferentes tipos de podas, as diferentes épocas de execução e a importância da sua correta execução com vista ao bom estado fitossanitário das árvores e à boa relação entre a qualidade e a quantidade da produção obtida;

- A enxertia e as diferentes técnicas de propagação de fruteiras;

- O acompanhamento e controlo das principais pragas e doenças do pomar em modo de produção biológico;

O curso contempla aulas teóricas e práticas que permitirão adquirir e experimentar conhecimentos.

CARTAZ 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip