Curso de Agricultura Biológica na Madeira ganha maior qualificação

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas da Madeira anunciou recentemente, através de comunicado, que o curso de Agricultura Biológica ministrado pela Universidade da Madeira (UMa) vai dar equivalência ao de Jovem Agricultor e Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos, o que resulta de “um longo trabalho” realizado entre aquele departamento do Governo Regional e a instituição de ensino superior que «irá permitir um melhor início ou continuação de trabalho de quem já está no setor agrícola».

A mesma nota do gabinete de Humberto Vasconcelos descreve que «uma das mais-valias desta equivalência é a possibilidade dos alunos que finalizem o curso terem o acesso aos fundos comunitários disponíveis através do PRODERAM sem contar com os apoios à primeira instalação».

O próprio secretário explica: «um jovem que acabe o Curso de Agricultura Biológica na Universidade da Madeira fica desde logo apto a usufruir de apoios do PRODERAM que, no caso da agricultura biológica podem ir até 75%. Caso se trate de um primeira instalação ainda há mais apoios. Isso mesmo será também dado a conhecer aos alunos por parte do PRODERAM».

A Secretaria da Agricultura e Pescas entende que esta mudança «vem trazer uma janela de oportunidades a quem queira investir neste modo de produção biológico».

A nota do executivo madeirense adianta que a equivalência a Jovem Agricultor estender-se-á ao curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos uma vez que o em Agricultura Biológica realizado na UMa já tem vários conteúdos que abordam este tema.

O atual Governo Regional tem insistindo na necessidade de se aumentar a área e o número de produtores em agricultura em modo de produção biológico.

Fonte: DNotícias.pt 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip