CULTIVAR promove ciclo de webinars para ajudar a construir um novo modelo de agricultura

Segundo a entidade, é necessário um modelo diferente de agricultura, baseado na diversificação das unidades produtivas e das paisagens agrícolas, substituindo aditivos químicos, valorizando a biodiversidade e estimulando as interações entre diferentes espécies.

CULTIVAR

CULTIVAR, um projeto que pretende responder aos desafios que as fileiras do setor agroalimentar da Região Centro enfrentam, promove, a partir do próximo dia 3 de julho, pelas 17 horas, um ciclo de webinars temáticos intitulado CULTIVAR DIÁLOGOS, CONSTRUIR CAMINHOS.

O objetivo da iniciativa, que se realiza via Zoom com streaming na página web do CULTIVARYouTube e/ou Facebook, é promover um diálogo sobre o passado e o presente dos sistemas agrícolas, ajudando a construir caminhos para um futuro que tem de ser obrigatoriamente diferente.

“Cultivado no passado: legados históricos das práticas e políticas para a agricultura” é o tema do primeiro webinar, que conta com a participação de Fernanda Rollo, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dulce Freire, Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Maria Helena da Cruz Coelho, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O CULTIVAR defende que é necessário um modelo fundamentalmente diferente de agricultura, baseado na diversificação das unidades produtivas e das paisagens agrícolas, substituindo aditivos químicos, valorizando a biodiversidade e estimulando as interações entre diferentes espécies, como parte de estratégias holísticas para gerar fertilidade a longo prazo e agroecossistemas saudáveis e garantir a subsistência, ou seja, sistemas agroecológicos diversificados. É preciso aproximar a produção alimentar dos circuitos de distribuição e consumo, envolvendo as comunidades nestas dinâmicas de responsabilidade coletiva.

A grande missão do projeto CULTIVAR é responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este ciclo de webinars conta com o apoio do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip