Resultado do Crédito Agrícola sobe 15,9% para €74,4 milhões até junho

O Crédio Agrícola registou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2019.

No primeiro semestre de 2019, o grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 74,4 milhões de euros (+15,9% face ao período homólogo), para o qual o negócio bancário contribuiu com 63,2 milhões de euros (+ 8,2% face ao período homólogo).

Em 30 de junho de 2019, a carteira de crédito (bruto) a clientes do grupo Crédito Agrícola ascendeu a 10,3 mil milhões de euros, uma variação positiva de 7% nos últimos 12 meses que contrasta com a variação homóloga negativa de 1,5% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período.

Os resultados levaram a um reforço de quota de mercado de crédito para os 5,6%. Este é o sétimo ano consecutivo que a instituição verifica uma melhoria na quota de mercado.

De acordo com as regras CRD IV/CRR a que se encontra sujeito, o grupo apresenta um nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio common equity tier 1 (CET1) de 14,6%, valor superior aos níveis mínimos recomendados.

Depósitos bancários auemntam 9,4%

Em junho de 2019, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizaram 14,3 mil milhões de euros, evidenciando um crescimento, em termos homólogos, de 9,4% correspondente a 1226 milhões de euros. O aumento do crédito concedido em maior proporção que o aumento de recursos captados contribuiu para o aumento do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 68,8%.

Em termos de qualidade da carteira de crédito, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL) em junho de 2019 situou-se nos 9,7%, valor que compara com os 10,4% registados em dezembro de 2018 e os 13,4% registados em junho de 2018.

As imparidades de crédito acumuladas até junho de 2019 situam-se nos 454 milhões de euros, valor que confere um nível de cobertura de NPL por imparidades de 44,7%.

Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira diminuiu 10,8 milhões de euros em termos homólogos (-6,3%), bem como as comissões líquidas que registaram uma variação de -3,5 milhões de euros (-6,8%) face ao valor homólogo anterior. No sentido contrário, a margem técnica do negócio segurador aumentou em 6,8 milhões de euros (+29,6%), os resultados das operações financeiras subiram em 10,1 milhões de euros (+52,1%) e os outros resultados de exploração cresceram 13,7 milhões de euros (+94,5%) face ao homólogo.

A rentabilidade alcançada pelo grupo Crédito Agrícola a junho de 2019 (ROE de 9,2%) espelha os resultados positivos conseguidos na globalidade das áreas de negócio do grupo, sendo de assinalar os contributos positivos de 4,9 milhões de euros da CA Vida e de 2,8 milhões de euros da CA Seguros.

Nos primeiros seis meses de 2019, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em 7,6 milhões de euros.

Aspetos relevantes da atividade 

"O Crédito Agrícola é único banco a operar em Portugal filiado no setor bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais) e revela-se um grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de proteção", explica em comunicado a instituição.

Através da implementação de uma estratégia coordenada entre a Caixa Central e os 80 bancos regionais que o compõem, o Crédito Agrícola "prossegue empenhado em dinamizar a economia das cidades e vilas e em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal", destaca.

Fruto da sua missão de desenvolvimento regional e da sua vocação de banco de proximidade, o grupo uma rede bancária em Portugal com 654 agências (em junho de 2019) tendo, em termos líquidos, reduzido apenas cinco agências nos últimos 12 meses.

Reconhecimento externo

Neste primeiro semestre, o Crédito Agrícola apresentou-se como o primeiro banco a disponibilizar a consulta automática da situação profissional de clientes à Segurança Social e/ou Caixa Geral de Aposentações através de serviço disponibilizado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), oferecendo o serviço de abertura de cliente e conta “CA Express”.

Mais recentemente, apresentou-se como o primeiro Banco Português a disponibilizar o serviço Apple Pay, uma aposta na inovação tecnológica na área dos meios de pagamento. O serviço está associado a um cartão de débito ou de crédito virtual e a sua adesão está disponível para os clientes aderentes do CA Mobile e titulares de dispositivos móveis Apple.

Em termos de distinções, o Crédito Agrícola foi galardoado, pelo quinto ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas, na categoria “Banca - Atendimento ao Cliente”, e eleito pela revista Global Banking and Finance Review como o “Melhor Banco para o Desenvolvimento Agrícola em Portugal – 2018”.

O Crédito Agrícola foi ainda eleito pela “Escolha do Consumidor 2019” como melhor banco, na categoria Pequenos e Médios Bancos. A instituição financeira conquistou a preferência dos consumidores portugueses e obteve uma nota global de avaliação de 71,5% que teve em conta critérios como confiança e credibilidade, eficiência na resolução de problemas, transparência, facilidade das operações bancárias, apoio e atendimento ao cliente, segurança e informação clara sobre serviços e produtos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip