Corticeira Amorim revela tecnologias inovadoras para erradicar o TCA detetável

A Corticeira Amorim, a maior empresa mundial de produtos de cortiça, anunciou o lançamento da Naturity e da Xpür, tecnologias desenvolvidas para remover o TCA detetável das rolhas naturais e criar um novo segmento de rolhas microaglomeradas, respetivamente.

Corticeira Amorim

A investigação para desenvolver a tecnologia Naturity, com patente pendente, iniciou-se em 2016 com a NOVA School of Science and Technology e baseia-se nos princípios da dessorção térmica através de uma utilização, exclusiva e não sequencial, de pressão, temperatura, água purificada e tempo. Nenhum elemento artificial é usado no processo, o que facilita a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA.

Com lançamento a nível mundial, a Naturity expande o desempenho de TCA não detetável no segmento de produtos de cortiça natural, ao mesmo tempo que reforça os resultados operacionais da NDTech, o serviço de rastreio avançado que analisa e remove individualmente qualquer rolha de cortiça natural com mais de 0,5 nanogramas por litro (ng / L) de TCA.

Ensaios exaustivos de engarrafamento, envolvendo vários produtores de vinho, produziram resultados exemplares em termos da medição do impacto do tratamento no desempenho da cortiça, com ensaios adicionais de validação de terceiros a serem conduzidos o mais rapidamente possível com o Instituto Geisenheim, na Alemanha, e os laboratórios Campden & Chorleywood, no Reino Unido.

Outro desenvolvimento anunciado hoje é a tecnologia Xpür da Corticeira Amorim, desenvolvida para estender o desempenho de TCA não detetável para rolhas microaglomeradas. A Xpür aprimora a aplicação convencional de CO2 supercrítico, desenvolvida há várias décadas, e redesenha e atualiza o conceito, com a tecnologia do século XXI. A nova e inovadora abordagem da Corticeira Amorim usando este sistema utiliza apenas 25% da energia e apenas 10% do CO2 anteriormente necessário.

Além disso, a Xpür consegue resultados de níveis de redução de TCA para 0,3 nonogramas por litro (ng / L) em rolhas microaglomeradas tratadas, deixando intactas as propriedades físico-mecânicas da cortiça. Como resultado, a gama de rolhas microaglomeradas da Corticeira Amorim apresenta a maior percentagem possível de cortiça e não necessita de soluções químicas adicionais para manter as propriedades naturais da cortiça, nomeadamente as importantíssimas taxas de compressibilidade e expansão.

A Xpür será utilizada no tratamento das rolhas técnicas Neutrocork Premium e QORK –  esta última empregando um ligante inovador, feito exclusivamente com polióis de origem vegetal e assim esperando poder conseguir uma redução de vários milhões de unidades na quantidade de rolhas plásticas descartáveis ​​no mundo.

Comentando este marco histórico, António Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, referiu que: «Estas tecnologias resultam de robustos investimentos financeiros, tempo e dedicação em I&D por parte da nossa equipa. Apesar dos obstáculos que 2020 colocou no caminho de todos, conseguimos cumprir a promessa feita de que íamos conseguir um desempenho de TCA não detetável em todos os segmentos de rolhas de cortiça até ao final do ano. Este é o nosso compromisso para com os nossos 30 000 clientes em todo o mundo – para garantir a qualidade e consistência dos seus produtos e assegurar que a preferência dos consumidores pela cortiça só possa ficar mais forte».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip