Copa-Cogeca assinala potencial dos setores agrícola e agroalimentar da UE

agroalimentar

O Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, destaca o enorme potencial do sectores agrícola e agro-alimentar da União Europeia para impulsionar o crescimento e o emprego.

Durante a conferência de alto nível que decorreu em Dublin, Irlanda, o Copa-Cogeca assinalou a grande importância do setor agroalimentar da União Europeia (UE) para as zonas rurais e para o crescimento, o emprego e a segurança alimentar, apresentando as áreas-chave nas quais o investimento deve ser fortalecido para o setor alcançar todo o seu potencial.

A conferência “Instrumentos financeiros do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER)”, analisou como se pode usar o FEADER para financiar instrumentos financeiros, tais como empréstimos, de forma a atingir os objectivos da politica de desenvolvimento rural da UE.

Segundo aquela organização, entre os oradores estavam o comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, assim como o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, o presidente da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, Siekierski e o vice-presidente do BEI, Wilhelm Molterer.

Na sua intervenção, o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que os setores da agricultura e agroalimentar da UE representam 40 milhões de postos de trabalho, razão pela qual têm um papel crucial para ajudar a UE a alcançar os objetivos da “Estratégia 2020” e para manter o crescimento nas zonas rurais.

Com a procura de alimentos, que vai crescer em 60% para 2050, é vital aumentar os investimentos no setor para alcançar o seu pleno potencial.

Os valores publicados recentemente pela Comissão Europeia (CE) mostram que a produção agrícola da UE tem capacidade de aumentar em 15 milhões de toneladas o setor de cereais, em um milhão no setor avícola e o da carne de porco e em 12 milhões de toneladas o do leite.

Por outro lado, os produtos agroalimentares da UE representam 30% da balança comercial total do bloco, o que supõe um superavit de 18 mil milhões de euros por ano.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip