Convocatória para o «Simpósio Mundial sobre os Solos Afetados pela Salinidade»

O Simpósio Mundial sobre Solos Afetados pela Salinidade (GSAS21), este ano dedicado ao tema “Deter a salinização do solo, aumentar a sua produtividade”, irá decorrer, em formato virtual, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021. Encontra-se aberto o período de submissão de resumos e boas práticas. As inscrições irão estar disponíveis em breve, assim como o site oficial do GSAS21, atualmente em construção.

FAO

Esta reunião científico-normativa é organizada pela Aliança Mundial para o Solo (AMS) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Grupo Técnico Intergovernamental sobre Solos (GTIS), o Governo da República do Uzbequistão, a Interface Ciência-Política da Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (CNULD), a União Internacional de Ciências do Solo (IUSS), o Centro Internacional de Agricultura Biossalina (ICBA), a Rede Internacional de Solos Afetados pela Salinidade (INSAS) e a Estrutura Global sobre a Escassez de Água na Agricultura (WASAG).

Os principais objetivos deste simpósio são partilhar conhecimentos sobre a prevenção, gestão e adaptação à salinidade, assim como estabelecer ligações entre a ciência, a prática e a política, estimulando e facilitando o debate entre os formuladores políticas, os produtores de alimentos, a comunidade científica e os profissionais sobre a gestão sustentável dos solos afetados pela salinidade.

Convocatória para o envio de Resumos

O Comité Organizador está a aceitar o envio de resumos para as comunicações orais e posters a proferir durante o Simpósio. Os resumos deverão estar escritos em inglês, com um máximo de 3000 caracteres (sem espaços), em formato Word.

Os resumos devem abordar um dos seguintes temas do Simpósio:

  • Tema 1: Avaliação, cartografia e monitorização dos solos afetados pela salinidade;
  • Tema 2: Soluções integradas solo-água-cultivo na reabilitação e gestão de zonas afetadas pela salinidade;
  • Tema 3: Programa de ação para prevenir e reabilitar os solos afetados pela salinidade, proteger os solos naturais salinos e sódicos, e ampliar as práticas de gestão sustentável do solo.

Todos os resumos devem ser submetidos respeitando o modelo facultado pela organização e enviados para o endereço eletrónico GSAS21@fao.org, indicando no assunto “Call for abstracts / nome completo / tema escolhido”.

O Comité Científico do GSAS21 procederá, posteriormente, à revisão de todos os resumos e informará os autores selecionados.

Convocatória para o envio de Boas Práticas

O Comité Organizador está também a aceitar o envio de Boas Práticas, a serem apresentadas sob o formato de comunicação ou poster durante a realização do Simpósio. As Boas Práticas devem ilustrar a reabilitação e o uso sustentável dos solos afetados pela salinidade e mostrar o seu impacto positivo, bem como o seu contexto ambiental e socioeconómico. O objetivo desta secção é partilhar as boas práticas com agricultores, gestores de projeto e formuladores de políticas que trabalham com solos afetados pela salinidade.

Tenha em conta que as Boas Práticas não são resumos ou artigos científicos, mas sim uma prática bem descrita, devidamente ilustrada e acompanhada por uma breve descrição em inglês, no máximo de 3000 caracteres (sem espaços), em formato Word.

Todas as Boas Práticas devem ser submetidas respeitando o modelo facultado pela organização e enviadas para o endereço eletrónico GSAS21@fao.org, indicando no assunto “Call for good practices / nome completo / tema escolhido”.

O Comité Científico do GSAS21 procederá à análise de todas as submissões e informará os autores selecionados.

Todos os autores selecionados, de Resumos e Boas Práticas, poderão apresentar os resultados dos seus trabalhos através de uma apresentação oral ou poster científico, com suporte de um vídeo explicativo que concorrerá no concurso de posters.

O prazo para a submissão de Resumos e Boas Práticas é 1 de setembro de 2021. Os autores serão notificados da decisão antes de 25 de setembro de 2021, assim como dos detalhes para as respetivas apresentações.

Mais informações encontram-se disponíveis aqui.

Para qualquer questão ou dúvida relacionada com a realização do Simpósio ou a submissão de Resumos e Boas Práticas, contacte a organização através do correio eletrónico: GSAS21@fao.org.

Informação disponibilizada pela FAO

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip