CONFAGRI defende reformulação do Conselho Nacional da Água

Em comunicado, enviado ontem, dia 27 de setembro, pode ler-se:

"As recentes declarações do secretário-geral do Conselho Nacional da Água (CNA) mostram a necessidade de reformulação da estrutura e do funcionamento deste órgão de consulta do Governo, responsável pelo planeamento e pela gestão sustentável da água, criado no final da última década do século passado.

O desconhecimento revelado e os juízos de valor sobre a agricultura nacional e os agricultores apresentados pelo secretário-geral daquele órgão são inaceitáveis.

Efetivamente, a agricultura e a pecuária representam 74% dos volumes anuais de água utilizados no nosso país. No entanto, e de acordo com o relatório “Regadio 2030”, em Portugal, o consumo médio de água por hectare regado passou, em algumas décadas, de 15.000 para 4.000 m3/ha, valor médio que se verifica na atualidade. Esforço conseguido com o apoio de incentivos que permitiram a modernização e o uso mais eficiente dos sistemas de regadio.

Tendo, também, presente as alterações climáticas e sendo necessário garantir maiores disponibilidades de água para as populações, para as atividades económicas e para os ecossistemas, as preocupações daquele órgão deveriam centrar-se na maximização do aproveitamento das afluências das principais albufeiras das bacias hidrográficas, com uma capacidade atual de retenção de apenas 20%, e na melhoria dos sistemas de abastecimento públicos que chegam a ter perdas de 80%. Mas é sempre mais fácil atacar a agricultura e os agricultores.

Por isso, a CONFAGRI considera urgente que o Conselho Nacional da Água e sua composição sejam reformulados dada a insuficiente representação da agricultura num órgão de tanta importância para o setor agrícola."

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip