Concurso de Vinhos do Algarve escolhe os melhores de ano

No dia 11 de abril de 2016 realiza-se o IX – Concurso de Vinhos do Algarve 2016, promovido pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação de Escanções de Portugal.

vinhos

Esta iniciativa, a decorrer no Convento de S. José, em Lagoa, vai premiar os melhores vinhos engarrafados do Algarve.

O IX Concurso de Vinhos do Algarve é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira e Indicação Geográfica Algarve.

Podem ser submetidos a concurso mais que um vinho de cada categoria.

No entanto, os vinhos que já tenham sido premiados não serão admitidos. Para este ano, a organização estima a avaliação de mais 90 referências, superando a participação em edições anteriores dos produtores algarvios.

«Ambicionamos superar a taxa de participação do ano passado e assegurar a inscrição de mais de 20 produtores, ultrapassando as 90 referências de vinhos à prova. Este é um evento importante, na medida em que distinguimos a qualidade e variedade dos nossos vinhos», afirma Carlos Gracias, Presidente da CVA.

«A nossa missão é a consolidação da imagem do vinho algarvio e iniciativas com esta provam que a aposta da região na vitivinicultura é uma aposta para ganhar», conclui.

Os vinhos admitidos são avaliados em prova cega, efetuada por um conjunto de provadores constituídos em painéis. Cada painel de jurados é constituído por um número mínimo de cinco provadores e um presidente.

No final, aos vinhos selecionados serão atribuídas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro, para o melhor Vinho do Algarve.

Os prémios serão entregues em cerimónia posterior, por ocasião da Fatacil 2016.

Mais informações: http://www.vinhosdoalgarve.pt 

Fonte: Diário Online

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip