Como escolher a batata certa?

Seja um grande produtor, seja para consumo doméstico, a escolha da variedade de batata é sempre um dilema. Nas lojas encontramos muitas variedades, mas a informação comercial disponível é pouco credível ou muito incompleta.

Batata

Por: Bernardo Madeira e Sandra Velho

E vemos que, muitas vezes, a escolha é feita apenas pela cor da flor ("Da roxa ou da branca" – é uma frase muito ouvida) e que nada tem a ver com as característica do tubérculo. Em alguns casos, o produtor escolhe a variedade apenas pela tradição ou pelo hábito. Para se escolher a variedade de batata a empregar, há que ter em consideração dois grandes critérios-base:

1) Resistência a doenças e a condições climáticas;

2) Adaptação a determinados usos (fritar, cozer, puré ou féculas).

Resistência a doenças e a condições climáticas

Apesar de ser um dos critérios primordiais, a resistência ou tolerância a doenças quase nunca é considerada, embora devesse ser este um dos primeiros critérios. O míldio, por exemplo, pode ser e é (principalmente nas regiões e anos húmidos) a causa do insucesso económico da cultura da batata.

Apesar de já estarem em teste variedades transgénicas resistentes ao míldio (embora a BASF, principal obtentor, tenha suspendido a sua introdução na Europa), a atenção dos produtores tem-se virado para as novas variedades obtidas por cruzamento natural, algumas delas muito tolerantes e até totalmente imunes ao míldio, como a Sharpo Mira, que tem feito grande sucesso no centro e norte da Europa.

De referir que a maioria das variedades encontradas à venda em Portugal tem uma resistência baixa a média, como a Ágria ou a Desirée, e só a Kennebec apresenta uma resistência elevada, mas não a imunidade.

Nesta base de dados online (http://www.europotato.org/), estão compiladas as características de quase todas as variedades de batatas que são atualmente cultivadas na Europa, encontrando-se informação procedente de ensaios cientificamente conduzidos para a maioria dos parâmetros de interesse comercial, nomeadamente um largo espectro de doenças e pragas, bem como características agronómicas e de mesa, devendo ser consultada sempre que se pretende instalar um batatal e na altura de encomendar a batata semente.

Adaptação a determinados usos

Os critérios a ter em consideração na escolha de uma variedade de batata são o seu peso específico e o teor de matéria seca.

Além destas características, a composição e a proporção entre amido e açúcares solúveis são importantes na determinação da aptidão de uma variedade de batatas.

Por sua vez, o peso específico está relacionado com o teor em amido, principal componente do peso específico.

Estes fatores estão relacionados com as características tecnológicas das batatas. Por exemplo, no processo de fritura, o óleo substitui a água da batata. Assim, quanto maior a matéria seca da batata, menor será o consumo de óleo e a qualidade do produto; além disso, o maior teor de matéria seca confere uma maior firmeza ao produto quando frito.

Por outro lado, um teor elevado de açúcares redutores (glucose e frutose) está associado com o escurecimento da batata quando frita, idealmente este teor deve ser inferior a 3%. O tamanho da batata é algo relevante, uma vez que quanto maiores as batatas, maior o rendimento nos processos industriais.

Muitas vezes, as variedades que nos parecem ideais para o nosso caso não são as que estão disponíveis nos revendedores. Porém, depois de uma escolha bem feita e criteriosa, através da base de dados, é possível fazer a escolha de uma forma mais sensata e lúcida.

Sendo a escolha com antecipação suficiente, pode-se fazer, com o devido tempo, a encomenda ao nosso revendedor para que a tenha para a campanha seguinte e, antes de avançar para a plantação em grande escala, deve-se sempre ensaiar.

Nota: Artigo publicado originalmente na Agrotec 9

Solicite a nossa edição impressa

Contacte-nos a seguir dos seguintes endereços:

Telefone: 220 962 844

E-mail: info@booki.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip