Comissário europeu da Agricultura anuncia medidas para o leite

leite

O comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, anunciou mais medidas para apoio ao setor leiteiro.

Assim, as medidas que estão em vigor e que terminavam em 30 de setembro, tais como a intervenção pública e ajudas à stockagem privada para a manteiga e o leite em pó, vão ser prolongadas até ao fim do mês de fevereiro de 2016.

Apesar de vários países contestarem o preço de intervenção, que consideram muito baixo e, por isso, pouco atrativo para os produtores, a realidade é que o preço desceu tanto em certos países que, na Alemanha, no Reino Unido, na Bélgica, na Lituânia e na Polónia, 8859 toneladas foram entregues pelos produtores à intervenção.

Do programa de ajudas à stockagem privada que foi aberto em setembro de 2014, devido ao embargo russo, já beneficiaram das ajudas 138.510 toneladas de manteiga e 43.637 toneladas de leite em pó.

Phil Hogan aproveitou a oportunidade para dizer que estava muito preocupado com a evolução do mercado, sobretudo nos setores do leite e da carne de porco e que necessitam de medidas rápidas para que os agricultores possam manter as suas actividades.

Vai, pois, propor medidas ao Conselho de Ministros, mas, no entanto, chamou a atenção para as limitações orçamentais e disse não poder ir contra os princípios da Política Agrícola Comum (PAC).

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip