Comissão Europeia reforça medidas contra a Xylella fastidiosa

A Comissão Europeia (CE) decidiu reforçar as medidas comunitárias contra a Xylella fastidiosa, depois das inspeções realizadas e as notificações de novos surtos, apresentadas pelas autoridades italianas.

Uma das novidades introduzidas é a extensão de zona infetada de Itália a, pelo menos, toda a província de Lecce. Também, de forma a minimizar o risco de que o organismo específico se propague fora da zona demarcada, a zona tampão terá 100 quilómetros de largura.

Nos casos de presença isolada do mesmo, não será necessário estabelecer uma zona demarcada se o organismo poder ser eliminado dos vegetais onde seja identificada a sua presença.

A CE proibiu ainda a plantação de plantas hospedeiras na zona infetada, à exceção dos sítios protegidos fisicamente contra a introdução do organismo pelos seus vetores, o que é muito importante para evitar a infeção das plantas hospedeiras pelo mesmo na zona demarcada. As plantas hospedeiras são: oliveiras, vinca, alecrim e ameixa, entre outras.

Os Estados-membros têm que elaborar e atualizar uma lista de todos os sítios localizados nas zonas demarcadas do seu território com culturas de vegetais especificados, e comunicar essa mesma lista à Comissão e aos outros países.

Nas importações de vegetais provenientes de países terceiros sem a presença do organismo, no momento de entrada na UE terão que ser acompanhados por um certificado fitossanitário com uma declaração suplementar que indique que o país está livre do organismo, no momento de entrada na UE.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip