“Comidas d'Azeite” vão brilhar em quinzena gastronómica

azeite

Uma quinzena gastronómica dedicada aos comeres de azeite vai ser realizada, a partir de 18 de fevereiro, no concelho de Marvão, Alto Alentejo, como forma de promoção turística e de «homenagem» aos produtores locais, divulgou o município.

Sob a chancela da marca Marvão Bom Gosto, a 12.ª edição das “Comidas d`Azeite” vai decorrer até 5 de março em 13 restaurantes do concelho para «dinamizar a economia local, homenagear os produtores e mostrar a qualidade dos azeites produzidos no concelho».

Numa quinzena onde o turismo se alia à gastronomia, os restaurantes de Marvão, no distrito de Portalegre, vão apresentar pratos tradicionalmente confecionados com azeite.

«Este é um evento consolidado e, desde que o começámos a realizar, já abriram dois lagares de azeite no concelho. Notámos que se começou a dar mais importância ao azeite e à sua vertente económica», disse à o presidente da câmara municipal, Vítor Frutuoso, citado pela Lusa.

«O azeite que é produzido atualmente em Marvão, com uma boa apresentação e com um grau de qualidade impar, não custa aquilo que custava no passado, quando era vendido a granel», observou.

No concelho de Marvão, existem extensas áreas de olival, predominando a azeitona "galega".

Durante a quinzena gastronómica, os visitantes vão poder saborear nos restaurantes vários pratos à base de azeite, como a açorda de poejo com azeite e alho, alhada de cação com azeite e coentros, bacalhau com todos, regado com azeite do lagar e couvada de polvo com azeite cru à portuguesa.

As migas de coentros com febrinhas do alguidar fritas em azeite, galinha tostada à moda antiga, boleima com azeite, mel e nozes ou tiborna com azeite e laranja são outros dos pratos que vão "brilhar" nos restaurantes.

Para o próximo domingo (19 de fevereiro), às 15h30, na aldeia de Galegos, está prevista uma visita guiada pelo Lagar/Museu Melara Picado Nunes, onde será explicado o processo de extração e a tradição do azeite alentejano.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip