Clim4Vitis Days abordam em Vila Real impactos da alterações climáticas na viticultura

De 23 a 25 de Novembro, realiza-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, o “Clim4Vitis Days”. Este evento é promovido no âmbito do projecto europeu “Clim4Vitis”, que é coordenado pela UTAD e que visa ajudar a mitigar os impactos das alterações climáticas na viticultura europeia.

No dia 22, decorre uma conferência, que reúne empresas, cientistas e académicos. O objectivo é promover a partilha de conhecimentos e para abordar os desafios que a viticultura e a vitivinicultura enfrentam actualmente e aqueles que irão enfrentar nas próximas décadas, em especial os que estão ligados às alterações climáticas, explica a organização.

No dia 23, terá lugar um workshop internacional, onde serão divulgados resultados da investigação levada a cabo pelo consórcio do projecto “Clim4Vitis”.

Para o dia 25 está previsto um curso de curta duração sobre adaptação às alterações climáticas, direccionado para estudantes, investigadores, técnicos e agricultores.

Sobre Clim4Vitis

O Clim4Vitis é um projeto de três anos do Horizonte 2020, financiado pelo programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia. É coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) (Portugal), com o apoio do Potsdam Institut fuer Klimafolgenforschung (PIK) (Alemanha), Universita degli studi di Firenze (UNIFI) (Itália), Instituto do Luxemburgo da Ciência e Tecnologia (LIST) (Luxemburgo) e Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) (Portugal).

O principal objetivo da Clim4Vitis é fortalecer e elevar a capacidade e o desempenho da UTAD - e mais especificamente do seu grupo de pesquisa CITAB - em ciência e tecnologia (C&T) em campos específicos de pesquisa em viticultura e clima.

O “Clim4Vitis Days” terá lugar presencialmente, mas também será transmitido online.

Pode consultar o programa completo do evento e inscrever-se aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip