Cinfães: autarquia apoia 340 criadores de raça arouquesa

No âmbito do Programa de Incentivo Animal, a Câmara de Cinfães anunciou esta semana que vai apoiar 340 criadores de gado tradicional - raça arouquesa.

De acordo com o município, os apoios financeiros «foram aprovados na reunião de Câmara de 18 de junho e referem-se a 848 animais nascidos no concelho em 2014».

No total vão ser entregues 42.400 euros aos criadores.

Os produtores de bovinos de raça arouquesa vão receber 50 euros por cada cria que nasceu e foi registada no município, com uma majoração de 100 euros por cada novilha que atingiu os 18 meses, destinada à reprodução.

O autarca de Cinfães, Armando Mourisco, justifica a medida afirmando que «é uma forma de incentivo à atividade económica e à fixação das pessoas», acrescentando que se destina também «a estimular a produção pecuária e com isso melhorar a economia local de forma sustentada».

Este programa destinado ao fomento da criação da raça arouquesa aposta igualmente «na produtividade mas também na sensibilidade dos criadores para a importância do cumprimento das regras de saúde pública e saúde animal, assim como do bem - estar dos animais e das boas condições agrícolas e ambientais». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip