Christian Cerezo é o novo diretor de agricultura da PepsiCo no sudoeste da Europa
A PepsiCo nomeou Christian Cerezo como responsável da equipa de agricultura do sudoeste da Europa, após a reforma de Ángel Alonso, que dirigiu o departamento durante as últimas três décadas.
Christian Cerezo, que tem sete anos de experiência na empresa, irá liderar a agenda de Agricultura Positiva da PepsiCo na Península Ibérica para impulsionar a agricultura regenerativa entre os seus agricultores e otimizar a gestão das culturas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Por outro lado, continuará a impulsionar a agenda de digitalização da PepsiCo na agricultura, formando os agricultores e fornecendo-lhes ferramentas digitais para monitorizar as suas culturas, melhorando a produção agrícola e otimizando os recursos.
Cerezo assume também a gestão de matérias-primas agrícolas, como a batata, o milho, o grão de milho e o tomate, para o abastecimento das fábricas da PepsiCo em Espanha (Burgos Snacks e Murcia Alvalle) e Portugal (Carregado Snacks), assim como a relação comercial e a colaboração com os fornecedores da empresa, com os quais a PepsiCo trabalha há mais de 20 anos, em média, nos dois países.
"Aceito com grande entusiasmo o desafio de liderar esta nova etapa da equipa agro. Quero agradecer ao meu antecessor, Ángel Alonso, e a toda a equipa pelo grande legado que deixaram, ao fim de mais de 30 anos na empresa. A minha prioridade nesta nova fase é continuar a impulsionar a agenda de sustentabilidade da PepsiCo, juntamente com os grandes profissionais que compõem esta equipa e com os nossos agricultores, com o intuito de alcançar os nossos objetivos para 2030", afirma Christian Cerezo, Diretor de Agricultura da PepsiCo Sudoeste da Europa.
A equipa agricultura é composta por seis pessoas, responsáveis pelas áreas de Agronomia e Sustentabilidade na cultura da batata e do milho, Digitalização, que faz o fornecimento de matérias-primas às fábricas de Burgos, Espanha e do Carregado e a compra de matérias-primas para o gaspacho Alvalle, produzido na fábrica de Múrcia, Espanha.
A agricultura - um pilar fundamental da PepsiCo Positive
A PepsiCo trabalha há mais de dez anos para implementar práticas agrícolas sustentáveis nas zonas rurais espanholas, colaborando com os agricultores locais e fornecendo-lhes formação e ferramentas tecnológicas.
Desde 2018 que as principais culturas diretas de batata da PepsiCo, em Portugal, são 100% de origem sustentável, de acordo com o Programa de Agricultura Sustentável da empresa. Além disso, a PepsiCo também está a trabalhar para desenvolver a agricultura regenerativa nas suas culturas, com o objetivo de restaurar a fertilidade do solo, a biodiversidade e os nutrientes. A empresa já lançou um programa piloto de 5 anos em Arévalo, Espanha, para investigar as melhores práticas de agricultura regenerativa no cultivo da batata.
Para atingir este objetivo, a PepsiCo também desenvolveu ferramentas digitais que, através da inteligência digital e do big data, permitem aos seus agricultores obter informações valiosas para aumentar a eficiência das culturas e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como a ferramenta iCrop.