China pondera abrir o seu mercado à importação de mel da Argentina

Representantes da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China visitaram a Argentina em finais de março.

O objetivo da visita serviu para verificar os sistemas de controlo e certificação de transferências de mel implementados pelo Serviço argentino de Sanidade e Qualidade Agro-alimentar.

Os técnicos inspetores da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China (AQSIQ) visitaram estabelecimentos processadores de mel na Argentina, apiários, salas de extração de mel e depósitos exportadores do produto em diferentes zonas produtivas das províncias de Chaco e Buenos Aires.

Além destes, estiveram também no Laboratório Central do Serviço argentino de Sanidade e Qualidade Agro-alimentar (Senasa), um laboratório privado acreditado pelo Organismo, uma empresa de vendas e distribuição de produtos veterinários de utilização apícola e um terminal do Porto de Buenos Aires.

A auditoria concluiu com uma reunião na sede do Senasa em Buenos Aires, onde foram discutidos os detalhes dos controlos implementados pelo organismo da cadeia produtiva e a sua correspondência com as exigências do mercado do país asiático.

Esta visita marcou o início de um processo de avaliação e harmonização de requisitos para a abertura do mercado chinês à exportação de mel da Argentina.

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip