Chile é o terceiro exportador mundial de nozes

Em 2014, o Chile exportou 50 mil toneladas de nozes com e sem casca, que chegaram a mais de 40 mercados, por um valor de 230 milhões de dólares.

Em consequência, o Chile é o sexto maior produtor mundial e terceiro maior exportador.

De acordo com o volume exportado, os principais mercados são a Turquia, com 11 mil toneladas e 32% de crescimento; o Brasil, com mais de 6.500 toneladas e oito por cento de crescimento; a Alemanha, com mais de 5.500 toneladas e 27% de crescimento e a Coreia com quase 3.500 toneladas e 25% de crescimento.

Uma das zonas com maior crescimento é a Ásia, onde em 2014 decorreu uma forte promoção na China e Coreia com ações em pontos de vendas, seminários dirigidos a importadores e padarias, publicidade em meios especializados e participação em feiras, entre outras iniciativas.

Para 2015 as perspetivas são positivas, sendo que entre março e abril começaram as colheitas da temporada deste ano com boas previsões e um aumento da humidade produzida pelas precipitações registadas em fevereiro.

A produção continua em alta, estimando-se que o volume ultrapasse as 62 mil toneladas, cerca de mais 26% em comparação a 2014.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip